Pesquise nome assunto

pesquise aqui nome ou assunto desejado.
Quem entra nessa de genealogia é preso pelos antepassados nos seus tempos e de lá não consegue mais sair!
Fazer pesquisas genealógicas e fazer uma viagem no tempo.

terça-feira, 28 de novembro de 2006

A primeira igrejinha construída pelo pai do Cap.Cláudio.

Conta José Guimarães em sua obra sobre a origem das famílias do Sul de Minas, que a primeira igreja de Cambuquira fora construída pelos pais do Capitão Cláudio Amâncio da Silva Lemes, pai de D.Efigênia de Azevedo Lemes.
Foi nessa capelinha que durante muito tempo a população da vila se reunia para suas orações, casamentos, batizados e demais solenidades religiosas. Com a construção da matriz atual, ela ainda ficou de pé por algum tempo vindo a ser demolida e no local construído mais tarde uma praça de chão batido.Muito mais tarde, já na década de 70 é que o local ganhou o calçamento que está lá até hoje.

segunda-feira, 27 de novembro de 2006

OS "LIFONSOS"

O apelido "Lifonso" deriva-se de Ildefonso, nome repetido por diversas vezes como o de Francisco, Sebastião, Antônio e outros durante as gerações dos Silva Lemes.
Nesta foto, temos ao alto o Sr Ildefonso da Silva Lemes, de um lado o seu filho José Francisco que ficou conhecido por José Lifonso, D. Ninita; abaixo temos Maria, Dona Cândida da Silva Lemes com Reizinho, filho que faleceu na adolescência devido a alguns problemas de saúde e Joaquim,que veio a ser conhecido como "Quinca Lifonso".
Jose Francisco veio a ser o esposo de D.Efigênia de Azevedo Lemes, filha do Capitão Cláudio, conforme já foi dito neste blog.

Maria é mãe de Maria Odete, José Ivan e Jorge que faleceu ainda jovem;
Ninita, mãe da Hélia Liz Fonseca e Mariazinha;
Joaquim(Quinca Lifonso)foi pai de Maria, José, João, Olavo, Ataíde, Terezinha, Aparecida, Jaime e Ildefonso, que ganhou o mesmo nome do avô.

Contam que os filhos Quinca Lifonso José, conhecido como José do Quinca e irmãos,ainda muito jovens ficaram responsáveis pelo transporte de combustível que servia nossa cidade, Campanha e Três Corações.

Durante a revolução da década de 30, o governo mandava um "fiscal" responsável pelo controle da produção, estoque e venda e rapadura nas propriedades rurais produtoras. Quase todos produtos eram destinados ao governo, ficando na engenho apenas ma pequena porção para os gastos da família. Os Lifonsos, como outros membros da família sofreram na pele com essa intervenção.

Outros fatos que aconteceram e que nos forem enviados iremos publicando aqui para o conhecimento de todos os parentes e visitantes desta página...

OBS.: “Se você tiver mais dados e achar que a história merece uma correção, mande seu recado através do link “comentários” logo abaixo. Os membros do Blog agradecem. Pois, esta página é de todos nós.”

domingo, 26 de novembro de 2006

CAPITÃO CLAÚDIO

Uma das mais importantes personagens da história de Cambuquira pertence a nossa família Silva Lemes e fez parte da primeira Câmara Municipal da cidade. Esse nosso parente se chamava "Claudio Amâncio da Silva Lemes", conhecido como Capitão Cláudio.Ele era proprietário da Fazenda dos Lobos que começava na Serrinha entre o Congonhal e a zona rural dos Lobos vindo até a área onde se localiza o bairro de Fátima,inclusve este, e o Bairro João. Contam que sua propriedade também divisava com os Germanos,seus parentes, no local chamado hoje de Fazenda Santa Rosa,Portão e Taquaral e com o Palmital e Congonhal onde a maior parte também estava nas mãos de outros membros da mesma família.

Contam os familiares que ele forncecia água para o município, mediante um contrato firmado entre ele e a municipalidade. Por causa disso,quase fora "à falência". Inexperiente com os assuntos jurídicos não previu que a crescente demanda da água para suprir a população local e flutuante resultasse numa demanda cada vez maior devido grande número de veranistas que procuravam a nova Estância em busca de curas medicinais.Isso chegou ao nível de comprometer a principal atividade econômica de sua propriedade, a fabricação de rapadura. Com isso, principalmente da época da seca, teve que parar a produção para cumprir os termos do contrato.

Infelizmente o municipio, na figura dos seus políticos, não reconheceram, e ainda não reconhecem, o importante papel desse "Silva Lemes" para Cambuquira. Em sua homenagem existe apenas uma pequena rua que sai da Capitão Aureliano e termina na Avenida NS Aparecida. Quase ninguém sabe quem foi esse ilustre senhor.

Capitão Cláudio,como já citei aqui,foi o pai de Dona Efigênia,herdeira de 50% dos seus bens deixados em testamento.

D.Efigênia casou-se com José Francisco da Silva Lemes.Teve os seguintes filhos: Cláudio Amâncio da Silva Lemes(neto),conhecido como Claudinho da Eunice,Maria da Graças Lemes(Grácia),Fabiano da Silva lemes, Daniel da Silva Lemes, Maria Aparecida Silva(Cidinha), Marfisa Lemes Mendes, Darci de Azevedo Lemes, Irene Lemes Pereira, Efigênia Lemes Nogueira(Geninha, Ernani da Silva Lemes e Edwiges Lemes dos Reis, sogra do administrador deste blog. Desses, já faleceram Grácia, Claudinho, Geninha e Marfisa.

Quando faleceu deixou um grande número de netos e bisnetos, muitos dos quais residentes fora do município,e até em outros Estados.
Mas, a história continua..........

domingo, 19 de novembro de 2006

ATENÇÃO!......BLOG EM MONTAGEM Aguardo a cooperação de todos!




BLOG EM CONTRUÇÃO....

AGUARDE LOGO TEREMOS NOVIDADES......

ESTAMOS FAZENDO COMPILAÇÃO E CORREÇÃO DOS TEXTOS PARA MELHOR INFORMAR NOSSOS PARENTES QUE VISITAM ESTA PÁGINA.

AGUARDO COMENTÁRIOS, INCLUSIVE.

Aproveite e visite outros blog em formação, através dos links abaixo:

http://cambuquira.blogspot.com/ (também em montagem)

http://lemejuridico.blogspot.com/ (também em montagem)


OBRIGADO!

GILBERTO

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Familia Silva Lemes

Os Silva Lemes de Cambuquira,Campanha e cidades vizinhas, descendem na sua maioria de "Furriel" José da Silva Leme, paulista de Mogi das Cruzes, Estado de São Paulo, conforme narra Dr.José Guimarães,também seu descendente, autor da obra As Três Ilhoas.
Falando da origem do nome Lemes, chegamos até a cidade de Bruges na Bélgica, onde ainda hoje existem os seus parentes mais remotos, os Lems. A familia se formou, originária de Martim Lems, rico comerciante belga que se mudara para Portugal onde em união com uma portuguesa começou a linhagem dos Leme. O "s" acrescentado ao sobrenome Leme se deve, conforme estudiosos a mesma consoante existente no nome original, ou talvez a mania do povo falar no plural quando se referia aos descendentes do flamengo. Essa origem é citada na obra de Luiz Gonzaga da Silva Leme, "Genealogia Paulistana" que igualmente a outro membro da família, Pedro Taques(Pedro Taques de Almeida Leme), se dedicou ao estudo da origem de várias famílias que povoaram São Paulo, e consequentemente o Sul de Minas e outros Estados do Brasil.
Conforme Luiz Gonzaga, em sua obra do começo do Século XX, pertencem à mesma família o Bandeirante Fernão Dias Paes, que deveria assinar Leme, mas por algum motivo não tinha o sobrenome da família em seu nome, mesmo sendo filho de um Paes Leme. Os Leme estão presente na origem de muitas outras famílias existentes no interior paulista e sul mineiro, tal como os Prados(também tratados na mesma obra do Dr. Luiz Gonzaga).

Quem sou eu

Minha foto
Servidor Público, Bel em Direito, gosto de genealogia.