Mais uma história ligada aos ascendentes de Catharina de Barros, uma das nossas avós mais remotas da linha genealógica dos Lemes, está ligado a uma das mais importantes famílias da idade média da Itália,a “Famiglia Sciarra-Colonna”.
Os Colonna, tidos como descendentes de “Júlio César”, um dos mais famosos imperadores da Roma antiga, através do senador “Gaius Marius”, se evolveram numa contenda contra o Papa Bonifácio VIII que pertencia a uma outra “famiglia” rival dos “Sciarra Colonna”.
A moça da foto é Brooke Shields, também descendente dos Colonna.
Brasão dos Colonna
O fato
Foi na localidade italiana de Anagni, ano de 1303 que Sciarra- Colonna,Giacomo(ou Jacobo)Sciarra, aliado de Felipe, o Belo da França, quase matou o papa que costumava descansar na colônia de Férias do Vaticano naquele lugarejo. Por causa disso, o sumo sacerdote da Igreja resolveu excomunga-los. Mas, uma morte súbita o impediu de concretizar a sua vontade. Fato, esse que o papa seguinte tentou promover, mas por apelo do rei francês, perdoou o Rei, o que não se confirma com relação ao nosso antigo parente.
Os Colonna já tinham gerado papas, e uma história conturbada de envolvimento entre um sacerdote de 45 anos e uma jovem, cujo filho seria mais tarde um papa, conforme nota abaixo.
Veja parte da árvore:
Pietro Sciarra-Colonna (ou Pietro della Colonna, ou ainda Pedro Colona) que teve um filho chamado Diogo Colona, que por sua vez teve um filha Cecília Giulia Sciarra-Colonna.
Essa é a ligação com os portugueses, através de seu casamento com Rodrigues Annes de Sá, embaixador em Roma junto o papa Gregório XI (que provavelmente, também tinha alguma ligação genética com os Sciarra Colonna).
Cecília Colona e Rodrigo Annes de Sá foram os pais de Constança Rodrigues de Almeida de Sá, esposa de João Gonçalves Zarco, nosso “parente”.
Lembre-se que Salvador Fernandes Zarco, o descobridor da América sob o nome de “Cristóvão Colombo” era neto desse casal Cecília e Rodrigo.
Historiadores e pesquisadores do assunto defendem que é daí que Salvador escolheu o seu pseudônimo “Colon”(nome usado pelos espanhóis), como um nome baseado em Colonna, sobrenome de sua avó italiana.
Lembrando...
Catharina de Barros foi filha de um “Zarco”, Pedro Gonçalves da Câmara* (também conhecido como “da Clara”) e de Izabel de Barros descendia de Pedro Gonçalves da Câmara (ou das Claras) com Joana de Eça (Camareira mor da Rainha D. Catherina mulher del Rey Dom João III.),filha de João Fogaça e Maria de Eça; João filho de Diogo Fogaça e Izabel de Brito; Pedro Filho de João Gonçalves da Câmara e de Mércia (ou Maria ) de Noronha,João, filho de João Gonçalves Zarco (Primeiro Capitão de Funchal) e de de Constança Rodrigues Almeida (de Sá), filha de Cecília de Collona (Cecília Giulia Sciarra-Colonna).
------------------------------------------------------------------
Giacomo Sciarra COLONA
http://www.geocities.com/elvraupp/pafg35.htm#950
Descendência dos príncipres e Marqueses de Colona ( Italia ) Como Jacobo o Jacopo Colonna
Los Sciarra Colonna: http://genealogy.euweb.cz/italy/colonna5.html#U
http://www.interativa.org/annes/annes5.htm
Ver p.129 do Armorial Lusitano: Rodrigo Anes de Sá e Mécia Rodrigues de Avelar. Pais de Payo Rodrigues de Sá e avós de João Afonso de Sá, que casado com Tereza Rodrigues de Berredo puzeram em seu filho o mesmo nome de seu bisavo paterno: Rodrigo ANES DE SÁ (bisneto) que veio a se casar com Cecilia Colonna, filha de Diogo Colonna, neta de Pedro Colonna e bisneta de Giacomo Sciarra-Colonna de ilustre familia romana
Segundo a legenda (Transcrição de "Herdeiros do Poder", de Francisco Antônio Doria, pg. 159, ver prancha dos SA.
Eram os Colonna descendentes de Gaius Marius e representantes da gen Julia e portanto aparentados a Julio Cesar . Mitologias, obviamente. Mesmo assim, temos a origem de um mito na ascendência dos Colonna: a papisa Joana. Este mito surgiu do dominio que duas mulheres da casa de Teofilacto, Teodora e sua filha exerceram sobre o papado e sobre Roma no século X . Marozia era filha de Teofilacto, principal senador de Roma e de sua mulher Teodora , amante do bispo Liutprand de Cremona, depois papa sob o nome de João X ( coroado em 914 e falecido em 929). Marozia nasceu em Roma em 891 , e com quinze anos tornou-se amante do papa Sérgio III (coroado em 904 e falecido em 911) , um homem de 45 anos seduzido pela belíssima adolecente. Dessa união nasceu um filho que sera o papa João XI , coroado aos vinte anos em 931. Nesse entrementes, Marozia casa-se aos 22 anos, com Alberic I , conde de Tusculum , e tem o filho ancestral dos Colonna, Alberic II , conde de Tusculum, marquês de Camerino e duque de Spoleto, alem de mais um filho papa, Otaviano, papa sob o nome de João XII, em 955. Em 986 , nonagenária, Marozia, que havia passado meio século prisioneira, no castelo de S.Angelo, foi executada por ordem do papa Gregório V.
Seguem-se Tolomeu I, conde de Tusculum , Gregório II (ou III, há dúvidas) , de quem foram filhos Tolomeo e Pietro dela Colonna, onde a "colonna" refere-se a coluna existente no castelo que pertencia a estes, em Palestrina.
Pietro dela Colonna viveu no fim do século XI e nos começos do século XI I, e é o tronco imediato desta família. Sciarra-Colonna, seu descendente, bisavô de Cecília Colonna, é quem quasi matou Bonifacio VIII em Anagni em 1303.
Nel 1303 Bonifacio VIII, in lotta con Filippo IV il Bello, poco prima di pronunciare la scomunica contro il re di Francia, fu imprigionato dai Francesi e dai partigiani guidati da Guglielmo di Nogaret e Giacomo Sciarra Colonna, ma fu successivamente liberato dai cittadini insorti. Leggendario lo schiaffo che Giacomo Sciarra Colonna avrebbe dato al papa e da cui prese nome l'episodio "schiaffo d'Anagni".
Fonte: http://www.martin.romano.org/ps05/ps05_243.htm
quarta-feira, 24 de outubro de 2007
domingo, 21 de outubro de 2007
Um pouco da nobreza de Catharina de Barros (esposa de Antônio Leme)
Conforme trabalho do genealogista paraguaio Martin Romano, publicado em sua página na internet aberta, nossa “avó” CATHARINA DE BARROS, esposa de Antônio Leme, descendente dos Lems de Bruges, hoje Bélgica, suas raízes se estendiam até às mais importantes casas reais da Europa, além de descender de figuras proeminentes de Portugal e Espanha, como já vimos no caso do judeu João Gonçalves Zarco.
Afonso XI de Castela
Na sua linha genealógica, que também é a nossa ascendência mais remota, vemos que descendia dos Reis de Castela, Aragão, Barcelona, galícia e Paises Bascos,, como também dos Reis da Itália e por eles aos reis da Alemanha e França, além de outras ligações com Constantinopla e uma ligação contestada com príncipes mouros que dominaram a península Ibérica por 700 anos. Alguns dos ascendentes viveram antes dos primeiro milhênio D.C.
Veja abaixo um resumo de alguns dos diversos ascendentes de Catharina de Barros:
Ela como filha de um “Zarco”, Pedro Gonçalves da Câmara* (também conhecido como “da Clara”) e de Izabel de Barros descendia de Pedro Gonçalves da Câmara (ou das Claras) com Joana de Eça (Camareira mor da Rainha D. Catherina mulher del Rey Dom João III.),filha de João Fogaça e Maria de Eça; João filho de Diogo Fogaça e Izabel de Brito; Pedro Filho de João Gonçalves da Câmara e de Mércia (ou Maria ) de Noronha,João, filho de João Gonçalves Zarco (Primeiro Capitão de Funchal) e de Constança Rodrigues de Almeida (de Sá) (1) Sendo pelo lado de uma da sua Mércia (ou Maria de Noronha, descendia de Dom João Henriques com Beatriz de Mirabel, sendo Dom João Henriques, filho de Diogo Henrique, conde de Gijon e de Maria de Gusmão;Diogo, filho de Henrique II, Rei de Castela e sua esposa Elvira Iñiguez;Henrique II, filho de D.Afonso XI, Rei de Castela e Leonor Nunez Guman;Afonso, filho de Fernando IV, Rei de Castela e Constança Infanta de Portugal;Fernando, filho de Sancho IV, Rei de Castela e D. Maria Molina, senhora de Molina e Mesa;Sancho, filho de Afonso X, rei de Castela e Volante Infanta de Aragão;
Sancho IV
Afonso, filho de Fernando III, rei de Leão e de Castela;Fernando, filho de Afonso IX, Rei de Leão e Castela com Berengària Infanta de Castela;Afonso, filho de Fernando II, Rei de Leão com Dorna Urraca Infanta de Portugal;Fernando II filho de Afonso VII, imperador de Castela com Berengaria de Barcelona;Afonso, filho de Raimundo conde Borgonha e Urraca, Rainha de Castela;Raimundo, filho de Guilherme I, Palatino de Borgonha com Estefânia de Longwy;Guilherme filho de Reinaldo I, conde Palatino de Borgonha com Adelaide da Normandia;Reinaldo filho de Oton Guilherme de Borgonha, Conde de Macon e Nevers com Ementrude de Roucy;Oton; filho de Berenguer II rei da Itgalia e Willa de avignon;Berenguer, filho de Adalberto Magrave de Iuria com Gisal e Frioul;Adalberdo filho de Ancar I de Margave de Ivrea,;Ancar filho de Amadeu, conde de Langres com Maria Montferrato.
...................................................................................................................................................
(1) Constança Rodrigues de Sá, filha de Rodrigo Anes de Sá (Lopes de Sequeira)(2) com Cecília de Colona; sendo Cécilia filha do italiano Diogo de Colona, filho de Pedro de Colona, filho de Giacomo de Colona ;
(2) Rodrigo Anes de Sá, filho de João Affonso de Sá com Tereza Rodrigues Berredo; João filho de Payo Rodrigues de Sá, filho de Rodrigo Anes de Sá com Mécia Rodrigues de Avelar.
D.Diniz Rei de Portugal.
(3) D. Maria de Eça era filha de D.Garcia da Eça, alcaide-mor de Muge, filho de Fernando de Portugal, Senhor de Eça, filho de Dom João Infante de Portugal, duque de Valencia de Campos com Dona Maria Teles de Menezes; Dom Pedro I Rei de Portugal com Dona Inês de Castro (já tratada neste blog) , filho de Dom Afonso IV Rei de Portugal, que mandou assassinar Inês de Castro, com Beatriz Infanta de Castela, Dom Dinis Rei de Portugal, Dom Afonso III Rei de Portugal com Beatriz de Castela........
Afonso III de portugal
Dom Afonso II Rei de Portugal com Urraca Infanta de Castela, Dom Sancho I Rei de Portugal com Dulce de Barcelona Infanta de Aragão, Dom Afonso Henriques Rei de Portugal com Mafalda Condessa de Sabóia, Henrique de Borgonha Conde de Portugal com Teresa de Castela Condessa de Portugal, Henrique Duque de Borgonha com Beatriz (?) de Barcelona , Roberto I o Velho Duque de Borgonha com Hélia de Semur,Roberto II o Piedoso Rei de França com Constança de Arles, Hugo I Capeto Rei de França com Adelaide de Poitou , Hugo o Grande Marquês de Neustria com Heduvige de Saxe, duque de França, Roberto I Rei dos Francos com Beatriz de Vermandois, Roberto o Forte Marquês da Neustria com Ema da Argóvia, Guido, o Jovem Conde de Maine com Oda (?),Roberto III Conde de Oberheingau e Wormsgau com Guialdrude (ou Waltrude) de Hornbach, Roberto II Conde de Oberheingau e Wormsgau com Teoderada, Turimbert de Oberheingau e Wormsgau, Roberto I Conde de Oberheingau Therouane com ....., Roberto Duque e Wormsgau com Guilesvinda de Worms, Guilesvinda de Worms com N de Paris, Roberto Mordomo da Neustria com Oda, Roberto Duque, Erleberto Nobre de Therouane., Roberto Mordomo do Palácio da Austrásia. Já Hedugiwes (Edwiges) de Saxe, constante nesta relação de ascendentes veio de Henrique I o Passarinheiro Rei dos Germanos com Matilde de Rheingelhein (Santa Matilde), Otão o Ilustre Duque de Saxe com Heduvige da Austrásia,. Santa Matilde veio de Teodorico Conde de Hamaland com Reinilda da Frísia.
Carlos Magno
(4)
Outra linha liga a Carlos Magno, imperador do ocidente que com Hildegarda de Vintschgau foi pai de Pepino I Rei de Itália casado com Berta de Toulouse tiveram Bernardo Rei de Itália, que casado com Cunigunda de Toulouse tiveram Pepino II Conde de Vermandois, pai de Herberto I Conde de Vermandois casado com Berta de Morvois, pais de Beatriz de Vermandois que se casou com Roberto I Rei dos Francos (já citado acima) pais de Hugo o Grande Marquês de Neustria, duque de França.
Henrique II da Inglaterra
Por outro lado Urraca, infanta de Castela era filha de Afonso VIII Rei de Castela com Leonor Princesa de Inglaterra (esta filha de Henrique II Rei de Inglaterra com Leonor da Aquitânia, ele filho de Godofredo V Plantagenet Conde de Anjou e Matilde Rainha de Inglaterra, ele filho de Fulco V Conde de Anjou com Eremburga Condessa de Maine, na seqüência: Fulco IV Conde de Anjou casada com Bertrade de Montfort, Godofredo Ferriol Conde de Gatinais casado com Ermengarda (Branca) de Anjou, Ermengarda era filha de Fulco III Conde de Anjou com Hildegarda de Metz; Godofredo I Conde de Anjou com Adelaide de Vermandois Senhora de Donzy, Fulco II o Bom Conde de Anjou e de Tours com Gerberga de Maine, Fulco I Visconde de Anjou e de Tours com Rosela de Loches, Ingelger Visconde de Tours e de Angers , Adelaide Senhora de Amboise, Tertúlio com Petronilha, e outros que ligam a monarquia armena, dinastia árabe da Espanha, etc...etc.... Ufa!!
Se você não acredita vá até o link abaixo:
Fonte: http://www.martin.romano.org e Genealogia da Casa Real Portuguesa (não
Afonso XI de Castela
Na sua linha genealógica, que também é a nossa ascendência mais remota, vemos que descendia dos Reis de Castela, Aragão, Barcelona, galícia e Paises Bascos,, como também dos Reis da Itália e por eles aos reis da Alemanha e França, além de outras ligações com Constantinopla e uma ligação contestada com príncipes mouros que dominaram a península Ibérica por 700 anos. Alguns dos ascendentes viveram antes dos primeiro milhênio D.C.
Veja abaixo um resumo de alguns dos diversos ascendentes de Catharina de Barros:
Ela como filha de um “Zarco”, Pedro Gonçalves da Câmara* (também conhecido como “da Clara”) e de Izabel de Barros descendia de Pedro Gonçalves da Câmara (ou das Claras) com Joana de Eça (Camareira mor da Rainha D. Catherina mulher del Rey Dom João III.),filha de João Fogaça e Maria de Eça; João filho de Diogo Fogaça e Izabel de Brito; Pedro Filho de João Gonçalves da Câmara e de Mércia (ou Maria ) de Noronha,João, filho de João Gonçalves Zarco (Primeiro Capitão de Funchal) e de Constança Rodrigues de Almeida (de Sá) (1) Sendo pelo lado de uma da sua Mércia (ou Maria de Noronha, descendia de Dom João Henriques com Beatriz de Mirabel, sendo Dom João Henriques, filho de Diogo Henrique, conde de Gijon e de Maria de Gusmão;Diogo, filho de Henrique II, Rei de Castela e sua esposa Elvira Iñiguez;Henrique II, filho de D.Afonso XI, Rei de Castela e Leonor Nunez Guman;Afonso, filho de Fernando IV, Rei de Castela e Constança Infanta de Portugal;Fernando, filho de Sancho IV, Rei de Castela e D. Maria Molina, senhora de Molina e Mesa;Sancho, filho de Afonso X, rei de Castela e Volante Infanta de Aragão;
Sancho IV
Afonso, filho de Fernando III, rei de Leão e de Castela;Fernando, filho de Afonso IX, Rei de Leão e Castela com Berengària Infanta de Castela;Afonso, filho de Fernando II, Rei de Leão com Dorna Urraca Infanta de Portugal;Fernando II filho de Afonso VII, imperador de Castela com Berengaria de Barcelona;Afonso, filho de Raimundo conde Borgonha e Urraca, Rainha de Castela;Raimundo, filho de Guilherme I, Palatino de Borgonha com Estefânia de Longwy;Guilherme filho de Reinaldo I, conde Palatino de Borgonha com Adelaide da Normandia;Reinaldo filho de Oton Guilherme de Borgonha, Conde de Macon e Nevers com Ementrude de Roucy;Oton; filho de Berenguer II rei da Itgalia e Willa de avignon;Berenguer, filho de Adalberto Magrave de Iuria com Gisal e Frioul;Adalberdo filho de Ancar I de Margave de Ivrea,;Ancar filho de Amadeu, conde de Langres com Maria Montferrato.
...................................................................................................................................................
(1) Constança Rodrigues de Sá, filha de Rodrigo Anes de Sá (Lopes de Sequeira)(2) com Cecília de Colona; sendo Cécilia filha do italiano Diogo de Colona, filho de Pedro de Colona, filho de Giacomo de Colona ;
(2) Rodrigo Anes de Sá, filho de João Affonso de Sá com Tereza Rodrigues Berredo; João filho de Payo Rodrigues de Sá, filho de Rodrigo Anes de Sá com Mécia Rodrigues de Avelar.
D.Diniz Rei de Portugal.
(3) D. Maria de Eça era filha de D.Garcia da Eça, alcaide-mor de Muge, filho de Fernando de Portugal, Senhor de Eça, filho de Dom João Infante de Portugal, duque de Valencia de Campos com Dona Maria Teles de Menezes; Dom Pedro I Rei de Portugal com Dona Inês de Castro (já tratada neste blog) , filho de Dom Afonso IV Rei de Portugal, que mandou assassinar Inês de Castro, com Beatriz Infanta de Castela, Dom Dinis Rei de Portugal, Dom Afonso III Rei de Portugal com Beatriz de Castela........
Afonso III de portugal
Dom Afonso II Rei de Portugal com Urraca Infanta de Castela, Dom Sancho I Rei de Portugal com Dulce de Barcelona Infanta de Aragão, Dom Afonso Henriques Rei de Portugal com Mafalda Condessa de Sabóia, Henrique de Borgonha Conde de Portugal com Teresa de Castela Condessa de Portugal, Henrique Duque de Borgonha com Beatriz (?) de Barcelona , Roberto I o Velho Duque de Borgonha com Hélia de Semur,Roberto II o Piedoso Rei de França com Constança de Arles, Hugo I Capeto Rei de França com Adelaide de Poitou , Hugo o Grande Marquês de Neustria com Heduvige de Saxe, duque de França, Roberto I Rei dos Francos com Beatriz de Vermandois, Roberto o Forte Marquês da Neustria com Ema da Argóvia, Guido, o Jovem Conde de Maine com Oda (?),Roberto III Conde de Oberheingau e Wormsgau com Guialdrude (ou Waltrude) de Hornbach, Roberto II Conde de Oberheingau e Wormsgau com Teoderada, Turimbert de Oberheingau e Wormsgau, Roberto I Conde de Oberheingau Therouane com ....., Roberto Duque e Wormsgau com Guilesvinda de Worms, Guilesvinda de Worms com N de Paris, Roberto Mordomo da Neustria com Oda, Roberto Duque, Erleberto Nobre de Therouane., Roberto Mordomo do Palácio da Austrásia. Já Hedugiwes (Edwiges) de Saxe, constante nesta relação de ascendentes veio de Henrique I o Passarinheiro Rei dos Germanos com Matilde de Rheingelhein (Santa Matilde), Otão o Ilustre Duque de Saxe com Heduvige da Austrásia,. Santa Matilde veio de Teodorico Conde de Hamaland com Reinilda da Frísia.
Carlos Magno
(4)
Outra linha liga a Carlos Magno, imperador do ocidente que com Hildegarda de Vintschgau foi pai de Pepino I Rei de Itália casado com Berta de Toulouse tiveram Bernardo Rei de Itália, que casado com Cunigunda de Toulouse tiveram Pepino II Conde de Vermandois, pai de Herberto I Conde de Vermandois casado com Berta de Morvois, pais de Beatriz de Vermandois que se casou com Roberto I Rei dos Francos (já citado acima) pais de Hugo o Grande Marquês de Neustria, duque de França.
Henrique II da Inglaterra
Por outro lado Urraca, infanta de Castela era filha de Afonso VIII Rei de Castela com Leonor Princesa de Inglaterra (esta filha de Henrique II Rei de Inglaterra com Leonor da Aquitânia, ele filho de Godofredo V Plantagenet Conde de Anjou e Matilde Rainha de Inglaterra, ele filho de Fulco V Conde de Anjou com Eremburga Condessa de Maine, na seqüência: Fulco IV Conde de Anjou casada com Bertrade de Montfort, Godofredo Ferriol Conde de Gatinais casado com Ermengarda (Branca) de Anjou, Ermengarda era filha de Fulco III Conde de Anjou com Hildegarda de Metz; Godofredo I Conde de Anjou com Adelaide de Vermandois Senhora de Donzy, Fulco II o Bom Conde de Anjou e de Tours com Gerberga de Maine, Fulco I Visconde de Anjou e de Tours com Rosela de Loches, Ingelger Visconde de Tours e de Angers , Adelaide Senhora de Amboise, Tertúlio com Petronilha, e outros que ligam a monarquia armena, dinastia árabe da Espanha, etc...etc.... Ufa!!
Se você não acredita vá até o link abaixo:
Fonte: http://www.martin.romano.org e Genealogia da Casa Real Portuguesa (não
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
COLOMBO ERA NOSSO PARENTE!...
Catharina de Barros,como já foi dito, descendia de nobres portugueses e espanhóis, entre eles os Zarcos.
Na sua ascendência, os Zarcos começam com Gonçalo Zarco, pai de Estevão Gonçalves Zarco, pai de Pedro Esteves Zarco, pai de Estevão Pires Zarco, pai de Gonçalo Esteves Zarco que casado com Brites de Santarém foram pais de João Gonçalves Zarco.
João Gonçalves Zarco foi um dos descobridores da Ilha da Madeira, e por compensação recebeu ali o direito de ser um dos primeiros donatários daquele novo território português, e ainda se tornou ali também o primeiro Capitão de Funchal,cidade que veio a ser a capital da Ilha, enquanto seus companheiros Tristão Vaz em Machico e Bartolomeu Perestrello em Porto Santo.
Naquele tempo já era casado com Constança Rodrigues de Almeida (de Sá) com quem teve vários filhos, entre eles João e Izabel Gonçalves Zarco.Devido a sua bravura na luta contra os mouros na costa do Marrocos e o descobrimento da Ilha, sua Majestade D.Afonso de Portugal outorgou-lhe título de nobreza com um novo sobrenome baseado no lugar que ele mesmo batizara na Ilha como a “Câmara dos Lobos”, onde existiam lobos (leões) marinhos.(Decreto Real de 04 de Julho de 1460).
João Gonçalves da Câmara (dos Lobos), seu filho se casou com Mércia (ou Maria) de Noronha com quem teve vários filhos, entre eles
Pedro Gonçalves da Câmara, que se casou com Joana de Eça. Esse casal, pais de outro
Pedro Gonçalves da Câmara (também conhecido como “das Claras”), que se casou com Izabel de Barros, pais de
Catharina de Barros, esposa de Antônio Leme, considerado o patriarca dos Lemes da Madeira.
Já Izabel Gonçalves Zarco, tia-bisavó de Catharina Barros, foi a mãe de
Salvador Fernandes Zarco (ou para outros,Salvador Henriques Zarco), nascido de um romance secreto entre essa donzela de origem judaica e um nobre português na cidade de Cuba.
De acordo com o livro “O Codex 632”, ,obra recente que trata sobre esse ponto obscuro da história,este era o verdadeiro nome de Cristóvão Colombo, pseudônimo desse Zarco que na realidade era português e não genovês conforme aprendemos na história,o que justifica os nomes dados por ele às primeiras terras da América vistas por ele: “Cuba” e São Salvador”.
Segundo a teoria de Mascarenhas Barreto e de Luciano da Silva, “Cristóvão Colombo” seria na verdade Salvador Fernandes Zarco, filho dos amores proibidos de Isabel Gonçalves Zarco (filha de João Gonçalves Zarco, judeu sefárdico português, nascido em Tomar e descobridor da Ilha do Porto Santo em 1418) e de D.Fernando (infante de Portugal, irmão do Rei D. Afonso V, filho do Rei D.Duarte e Dona Leonor de Aragão). D.Fernando, para além de Duque de Viseu, foi ainda o 1º Duque de Beja, tendo casado com uma prima, Dona Beatriz (filha de D.João, infante de Portugal e de Dona Isabel de Bragança), e sido pai da Rainha Dona Leonor (rainha fundadora das Misericórdias e esposa do Rei D.João II, O Princípe Perfeito) e do Rei D.Manuel, O Venturoso.
Por essa exposição somos descendentes dessa Família Zarco como outras da árvore origem sefaradita (judia), que depois virou Câmara. E, ainda que somos parentes do Descobridor das Américas.
Na sua ascendência, os Zarcos começam com Gonçalo Zarco, pai de Estevão Gonçalves Zarco, pai de Pedro Esteves Zarco, pai de Estevão Pires Zarco, pai de Gonçalo Esteves Zarco que casado com Brites de Santarém foram pais de João Gonçalves Zarco.
João Gonçalves Zarco foi um dos descobridores da Ilha da Madeira, e por compensação recebeu ali o direito de ser um dos primeiros donatários daquele novo território português, e ainda se tornou ali também o primeiro Capitão de Funchal,cidade que veio a ser a capital da Ilha, enquanto seus companheiros Tristão Vaz em Machico e Bartolomeu Perestrello em Porto Santo.
Naquele tempo já era casado com Constança Rodrigues de Almeida (de Sá) com quem teve vários filhos, entre eles João e Izabel Gonçalves Zarco.Devido a sua bravura na luta contra os mouros na costa do Marrocos e o descobrimento da Ilha, sua Majestade D.Afonso de Portugal outorgou-lhe título de nobreza com um novo sobrenome baseado no lugar que ele mesmo batizara na Ilha como a “Câmara dos Lobos”, onde existiam lobos (leões) marinhos.(Decreto Real de 04 de Julho de 1460).
João Gonçalves da Câmara (dos Lobos), seu filho se casou com Mércia (ou Maria) de Noronha com quem teve vários filhos, entre eles
Pedro Gonçalves da Câmara, que se casou com Joana de Eça. Esse casal, pais de outro
Pedro Gonçalves da Câmara (também conhecido como “das Claras”), que se casou com Izabel de Barros, pais de
Catharina de Barros, esposa de Antônio Leme, considerado o patriarca dos Lemes da Madeira.
Já Izabel Gonçalves Zarco, tia-bisavó de Catharina Barros, foi a mãe de
Salvador Fernandes Zarco (ou para outros,Salvador Henriques Zarco), nascido de um romance secreto entre essa donzela de origem judaica e um nobre português na cidade de Cuba.
De acordo com o livro “O Codex 632”, ,obra recente que trata sobre esse ponto obscuro da história,este era o verdadeiro nome de Cristóvão Colombo, pseudônimo desse Zarco que na realidade era português e não genovês conforme aprendemos na história,o que justifica os nomes dados por ele às primeiras terras da América vistas por ele: “Cuba” e São Salvador”.
Segundo a teoria de Mascarenhas Barreto e de Luciano da Silva, “Cristóvão Colombo” seria na verdade Salvador Fernandes Zarco, filho dos amores proibidos de Isabel Gonçalves Zarco (filha de João Gonçalves Zarco, judeu sefárdico português, nascido em Tomar e descobridor da Ilha do Porto Santo em 1418) e de D.Fernando (infante de Portugal, irmão do Rei D. Afonso V, filho do Rei D.Duarte e Dona Leonor de Aragão). D.Fernando, para além de Duque de Viseu, foi ainda o 1º Duque de Beja, tendo casado com uma prima, Dona Beatriz (filha de D.João, infante de Portugal e de Dona Isabel de Bragança), e sido pai da Rainha Dona Leonor (rainha fundadora das Misericórdias e esposa do Rei D.João II, O Princípe Perfeito) e do Rei D.Manuel, O Venturoso.
Por essa exposição somos descendentes dessa Família Zarco como outras da árvore origem sefaradita (judia), que depois virou Câmara. E, ainda que somos parentes do Descobridor das Américas.
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
Assinar:
Postagens (Atom)