Pesquise nome assunto

pesquise aqui nome ou assunto desejado.
Quem entra nessa de genealogia é preso pelos antepassados nos seus tempos e de lá não consegue mais sair!
Fazer pesquisas genealógicas e fazer uma viagem no tempo.

domingo, 26 de novembro de 2006

CAPITÃO CLAÚDIO

Uma das mais importantes personagens da história de Cambuquira pertence a nossa família Silva Lemes e fez parte da primeira Câmara Municipal da cidade. Esse nosso parente se chamava "Claudio Amâncio da Silva Lemes", conhecido como Capitão Cláudio.Ele era proprietário da Fazenda dos Lobos que começava na Serrinha entre o Congonhal e a zona rural dos Lobos vindo até a área onde se localiza o bairro de Fátima,inclusve este, e o Bairro João. Contam que sua propriedade também divisava com os Germanos,seus parentes, no local chamado hoje de Fazenda Santa Rosa,Portão e Taquaral e com o Palmital e Congonhal onde a maior parte também estava nas mãos de outros membros da mesma família.

Contam os familiares que ele forncecia água para o município, mediante um contrato firmado entre ele e a municipalidade. Por causa disso,quase fora "à falência". Inexperiente com os assuntos jurídicos não previu que a crescente demanda da água para suprir a população local e flutuante resultasse numa demanda cada vez maior devido grande número de veranistas que procuravam a nova Estância em busca de curas medicinais.Isso chegou ao nível de comprometer a principal atividade econômica de sua propriedade, a fabricação de rapadura. Com isso, principalmente da época da seca, teve que parar a produção para cumprir os termos do contrato.

Infelizmente o municipio, na figura dos seus políticos, não reconheceram, e ainda não reconhecem, o importante papel desse "Silva Lemes" para Cambuquira. Em sua homenagem existe apenas uma pequena rua que sai da Capitão Aureliano e termina na Avenida NS Aparecida. Quase ninguém sabe quem foi esse ilustre senhor.

Capitão Cláudio,como já citei aqui,foi o pai de Dona Efigênia,herdeira de 50% dos seus bens deixados em testamento.

D.Efigênia casou-se com José Francisco da Silva Lemes.Teve os seguintes filhos: Cláudio Amâncio da Silva Lemes(neto),conhecido como Claudinho da Eunice,Maria da Graças Lemes(Grácia),Fabiano da Silva lemes, Daniel da Silva Lemes, Maria Aparecida Silva(Cidinha), Marfisa Lemes Mendes, Darci de Azevedo Lemes, Irene Lemes Pereira, Efigênia Lemes Nogueira(Geninha, Ernani da Silva Lemes e Edwiges Lemes dos Reis, sogra do administrador deste blog. Desses, já faleceram Grácia, Claudinho, Geninha e Marfisa.

Quando faleceu deixou um grande número de netos e bisnetos, muitos dos quais residentes fora do município,e até em outros Estados.
Mas, a história continua..........

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Servidor Público, Bel em Direito, gosto de genealogia.