Na foto ao lado vemos Ruud Lem acompanhado de sua esposa e alguns representantes da região, em visita a cidade de Pindamonhangaba, Estado de S.Paulo.
Ruud, autor da obra Genealogia Paulistana, veio ao Brasil conhecer um pouco da história dos "parentes" brasileiros do clã Lem originário da Bélgica.
Veja a nota em destaque no site de Pinda:
VISITA À ACADEMIA PINDAMONGABENSE DE LETRAS
(conforme publicado no site www.pinda.vale.com.br)
Historiador e Conferencista internacional visita Pinda
Ruud Lem, historiador e conferencista internacional esteve nesta quinta-feira (17/01) em Pindamonhangaba. No período da manhã Ruud visitou a Prefeitura Municipal e foi recebido pelo prefeito João Ribeiro em seu gabinete.
Na ocasião o historiador esteve acompanhado de Benjamin Bueno, Maria Teresa Bueno, Clovis Lemes e de sua esposa, Louisa Lem.
No mesmo dia, às 19h30, a Academia Pindamonhangabense de Letras homenageou o historiador em sessão Ordinária Solene da Câmara de Vereadores. Na ocasião Ruud Lem discursou sobre o tema “A geneologia da família Leme e sua vinda para o Brasil”.
A família Leme é uma das mais tradicionais da cidade. http://www.pindamonhangaba.sp.gov.br/noticias
Academia de Letras realiza palestra sobre família de Bicudo Leme
21/01/2008 13h17
João Paulo Ouverney
Fotos: Akim Na reunião solene realizada pela Academia Pindamonhangabense de Letras, no dia 17 de janeiro, o historiador holandês Ruud Lem apresentou uma interessante palestra sobre o tema “A Genealogia da Família Leme e sua Vinda para o Brasil”.
O historiador Ruud Lem apresenta palestra ao lado do interprete Clóvis Lemes
Ruud Lem disse que iniciou há vários anos uma pesquisa sobre a familia Leme, da qual ele faz parte, e descobriu que, originária da região de Flandes (Holanda), a mesma se espalhou pelo mundo e veio também para as Américas, mais especificamente ao Brasil. Em Portugal dois deles participaram da guerra contra os mouros até que foram expulsos, e receberam do rei português títulos de nobreza.
Os irmãos Antonio Bicudo Leme e Braz Esteves são, segundo o historiador Athaíde Marcondes, considerados fundadores do povoado de Pindamonhangaba em 1672.
O historiador Ruud Lem escreveu um livro sobre a história da família, e conclamou todos os descendentes e principalmente intelectuais de Pindamonhangaba a continuarem pesquisando, porque ainda existe muita coisa a ser descoberta.
No dia de sua chegada ele visitou a Prefeitura, o Museu Histórico e a residência do Dr. João Salles e a igreja Matriz onde estão sepultados os restos mortais de Antonio Bicudo Leme. Na oportunidade, Lem ficou emocionado.
Foram convidados a fazer parte da mesa as autoridades: Profª. Elisabete Nogueira Guimarães (presidente da Academia), prefeito João Ribeiro, Benjamin Bueno (descendente da família Leme), vereadores Toninho do Araretama (instituiu a Comenda Bicudo Leme) e Myriam Allckmin (representando a Câmara), Dr. Thiers Fernandes Logo (Procurador de Justiça) e tenente Cravo (representando o comando da 11ª Cia. Blindada).
O casal Ruud Lem e Louise Lem ao lado da primeira-dama Maria Angélica e o prefeito João Ribeiro
Também esteve presente a primeira-dama Angélica Ribeiro, Louise Lem (esposa do historiador) e outras autoridades.
Esta foi a primeira reunião solene da Academia Pindamonhangabense de Letras realizada pela nova diretoria: Profª. Elisabete Guimarães (presidente), Luiz Carlos Loberto “Cacaio” (vice-presidente), João Paulo Ouverney (1º secretário), Ana Maria Pamplim (2ª secretário), Fernando Prado Rezende (1º tesoureiro) e José Raul Vinci (2º tesoureiro).
NOTA DO BLOG: A Família Silva Lemes da região de Campanha/Cambuquira tem fortes ligações com os mesmos Leme de Pinda, haja vista que descendem dos Leme em três sub-troncos e ainda dos Bicudo e dos Cunha Gago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário