Pesquise nome assunto

pesquise aqui nome ou assunto desejado.
Quem entra nessa de genealogia é preso pelos antepassados nos seus tempos e de lá não consegue mais sair!
Fazer pesquisas genealógicas e fazer uma viagem no tempo.

segunda-feira, 5 de março de 2007

SILVA LEMES e nossa “grande árvore”.

SILVA LEMES e nossa “grande árvore”. (SUJEITO A CORREÇÕES)
Embora os “Lemes” tenham chegado ao Brasil muito antes de outras famílias que compõem a nossa árvore genealógica, a nossa grande árvore completa, até o presente momento de minhas pesquisas tem como base a árvore de Julia Maria da Caridade , uma das “Três Ilhoas” tratadas na obra de mesmo título de nosso parente mais ilustre, nascido em Cambuquira, o advogado Dr. José Guimarães.
Talvez seja a mesma genética da curiosidade presente em Guimarães, que esteve presente em outro parente mais distante, o também advogado e engenheiro Dr. Luiz Gonzaga da Silva Leme, Pedro Taques de Almeida Leme, ambos paulistas, o segundo usado como referência pelo segundo, e está em mim, Gilberto da Silva Lemes, também bacharel em Direito e em outros membros da família, como Daniel de Vilhena Lemes, que sei elaborou um “book genealógico” da família com o material que possuía e Almir Ferreira Lopes, bisneto do Capitão Cláudio e fotógrafo profissional residente em Campanha - mg, que também tem um grande repertório de fotos de família.

Vamos à história:

Conforme foi dito acima, José Guimarães, tendo como base também os trabalhos de outros estudiosos do assunto, entre eles Monsenhor Jose do Patrocínio Lefort, padre em Campanha-mg, chegamos à Ilha do Fayal no arquipélago dos Açores, território Português.
Foi em Faial que nasceu JULIA MARIA DA CARIDADE, às sete horas da tarde do dia 08 de fevereiro de 1707, na Freguesia de N.S. das Angústias, Vila da Horta, sendo filha de Manuel Gonçalves e Maria Nunes.
Com o falecimento de seu pai, sua mãe e suas duas irmãs acompanharam o genro, esposo de Antônia da Graça, e rumaram numa caravela para os domínios portugueses na América, nesse caso, destinados à colonização do Uruguai, naquela época conhecida como Sacramento, Província Cisplatina, etc.
A sua vinda para o Brasil se deve, talvez, a um ato de insubordinação, ou de mudança de planos do reino, que fez com que 150 colonos açorianos destinados àquela colônia descessem no Rio de Janeiro, sendo que grande parte destes subiram a Serra da Mantiqueira vindo colonizar o Sul de Minas, Vale do Paraíba, Interior de São Paulo, entre outros lugares. Isso aconteceu por volta de 1723.
Um ano depois da chegada à região do Rio das Mortes, hoje São João Del Rey, a jovem Júlia com 17 anos casa-se com DIOGO GARCIA DA CRUZ, com 34 anos, em 29. de junho de 1724.
Desse casamento, nasceram 14 filhos: (clique no destaque e conheça o testamento de Diogo Garcia)

1) – Ana Maria do Nascimento
2) _ Helena Maria de Jesus
3) _ Maria do Espírito Santo
4) _ José Garcia
5) _ Júlia Maria do Nascimento
6) _ Diogo Garcia (filho)
7) _ Tereza Maria de Jesus
8) _ Catarina Maria do Espírito Santo
9) _ João Luiz Gonçalves (ou Garcia)
10) _ Madalena Maria de Jesus (Garcia)
11) _ Manoel Gonçalves Correa (Padre)
12) _ Antonio
13) _ Francisca Tereza de Jesus
14) _ Mateus Luiz Garcia.

Nós descendemos de FRANCISCA TEREZA DE JESUS.

Francisca Tereza de Jesus nasceu em São João Del Rey, cujo registro de batismo consta de 17.09.1748 e faleceu em 13.04.1785. Casou-se em 14.10.1765 com JOÃO ANTONIO DA FONSECA que faleceu em 22.05.1808 Ambos foram sepultados na capela de Três Corações-mg.
Antônio foi nomeado Guarda-Mor de Conceição do Rio Verde em 1780.
Viúvo se casou com Josefa Gonçalves de Morais filha de Miguel Borges da Costa e Tomásia Gonçalves de Morais (que entram na nossa árvore mais adiante)

Desse casamento, resultaram nove filhos (netos de Júlia Maria da Caridade e Diogo Garcia), a saber:

1–Júlia Maria da Caridade (neta)
2–José Antônio da Fonseca (alferes)
3-Tereza Maria da Fonseca
4_João Antonio da Fonseca (alferes)
5_Antonio Joaquim da Fonseca
6_Manuel
7_Manuel
8_Francisca Tereza de Jesus (filha)
9_Ana Francisca de Jesus

Nós descendemos de Ana Francisca de Jesus, a última filha de Francisca e Antônio acima.

Ana Francisca de Jesus nasceu em 21.11.1784, creio que em Campanha (ou mesmo Cambuquira que naquela época era um distrito daquele centro regional) e em 30.05.1799 casou-se com MANUEL BORGES DA COSTA (filho de Bonifácio Borges da Costa e Maria Joaquina de Gouvêa).
O casal fora proprietário da Fazenda Congonhal, hoje de propriedade dos herdeiros de José Generoso de Carvalho.
Ana Francisca faleceu em 12.03.1833 com testamento, onde constam os nomes dos seus 11 filhos (bisnetos de Júlia Maria da Caridade):

Desses 11 filhos de Ana Francisca e Manuel Borges da Costa, sete se uniram a Lemes, começando aqui, propriamente dito, a nossa entrada na árvore que começa na Ilha do Faial com os pais de Júlia Maria da Caridade.

Os filhos:


1-Francisca de Paula Galdina; c/c Domingos José da Silva (Domingos da Silva Leme, filho do Furriel José da Silva Lemes);
2-Adriana Maria de Jesus;
3-Francisco Borges da Costa (Capitão)
4-Antônio Borges da Costa; c/c Feliciana da Silva Gularte (neta de José da Silva Leme).
5-Joana Vitória Borges da Costa
6-Alexandrina Maria de Jesus c/c José Vicente da Silva Lemes (dando origem, através de seu filho Antônio Germano da Silva Lemes, aos Germanos).
7-Feliciana Maria de Jesus c/c com Antônio Joaquim da Silva Lemes, de onde se vem Capitão Cláudio Amâncio da Silva Lemes e Dr. José Guimarães.
8-Inácio Borges da Costa c/c Bárbara Maria de Jesus, filha de Vicente da Silva Leme, em primeiras núpcias.
9-Maria do Carmo de Jesus c/c João Evangelista da Silva Lemes (filho de Vicente da Silva Leme)
10-Cândida Maria de Jesus c/c Alferes Tomé da Silva Lemes (filho de Vicente da Silva Lemes) – a sua neta Cândida Maria de Jesus, ou Cândida da Silva Lemes (filha de seu filho Antônio dos Reis da Silva Lemes) se casou com Ildefonso da Silva Lemes (filho de Francisco Sebastião da Silva Lemes e Maria do Carmo da Silva Lemes), dando origem aos “Lifonsos”.
11-José Borges da Costa (falecido na infância).

Aqui começa a geração dos Silva Lemes, que descendem do Furriel JOSÉ DA SILVA LEME , através de seu filho VICENTE DA SILVA LEME e ESCOLÁSTICA JOAQUINA DO MONTE CASINO (ou Escolástica Joaquina Ribeira, já que era filha de Tomé Martins Ribeiro, considerado ao lado de seu Tio Tomé Martins da Costa, fundadores de Três Corações).

ATENÇÃO!...: Veja também a árvore de Antônio Martins da Costa, origem dos Martins Ribeiro, de onde vem Escolástica esposa de Vicente, já postado neste blog.

Passáramos agora tratar do tronco do SILVA LEMES, esquecendo os demais bisnetos de Júlia Maria da Caridade.

Os LEMES de Cambuquira, como já disseram em outros artigos publicados e republicados, descendem do Furriel (que era um título militar) JOSÉ DA SILVA LEME, que por sua vez era filho de MÉCIA DA VEIGA LEME e de GULHERME DA CUNHA GAGO.Guilherme era filho de MANOEL DA CUNHA GAGO e de MARIA BICUDO (paulistas de Mogi das Cruzes).
José, nosso avô comum, nasceu no lugar chamado Palmital do Caxambu (hoje área de Caxambu), naquela época Baependi-mg. (conforme levantamentos de José Guimarães e de Monsenhor José do Patrocínio Lefort, padre em Campanha-mg.)

José da Silva Leme casou-se com Rosa Maria Gularte (conforme está escrito no livro de Dr. Manuel dos Santos Brandão sobre Cambuquira.).
Esse casal teve 13(treze) filhos, entre os quais, consegui levantar seis até agora: Vicente da Silva Leme, Domingos ou Manoel da Silva Leme, Ana da Silva Gularte, Joana da Silva Gularte, Francisca da Silva Gularte, Maria Joaquina da Silva Gularte ou Leme).

Nós descendemos de VICENTE DA SILVA LEME, embora haja outros “Silva Lemes” que entram na árvore ainda não identificados que podem ser descendentes dos demais filhos de José e Escolástica.

OS DESCENDENTES DE VICENTE DA SILVA LEME
(levantamento efetuado, embora possa existir outros filhos aqui não elencados).

VICENTE DA SILVA LEME (ainda assinava LEME como seu pai) teve vários filhos, que estamos levantando em nossas pesquisas. Mas, vamos aqui demonstrar aqueles que nosso parente Dr. José Guimarães elencou em sua obra “As Três Ilhoas”, devido ao casamento destes com descendentes de JÚLIA MARIA DA CARIDADE.
O nosso avô não tinha nenhum laço de sangue com essa “ilhoa”, como já pude demonstrar em outros textos. Ele descendia do Furriel (tenente) JOSÉ DA SILVA LEME, que por sua vez era filho de Mécia da Veiga Leme (de onde vem o sobrenome Leme) e de Guilherme da Cunha Gago, filho de Manoel da Cunha Gago e de Maria Bicudo (da mesma família do jurista e político paulista Hélio Bicudo).

Dos filhos de Vicente da Silva Leme que apuramos até o presente momento temos:
1) José Vicente da Silva Lemes (Germanos)

2) Antônio Joaquim da Silva Lemes, (tronco do Cap. Cláudio)

3) Tomé da Silva Lemes, (tronco de Lifonso, Reis, etc)

4) Barbara Maria de Jesus, ( tronco dos Borges da Costa,

5) João Evangelista da Silva Lemes (outros Silva Lemes ainda não apurados)
6) Inácio da Silva Lemes (outros Silva Lemes ainda não apurados)

7 ) Amaro da Silva Lemes (*) - Citado como filho de Vicente e Escolástica no trabalho de Murilo de Andrade Lemes. Sem ligações com os descendentes de Júlia Maria da Caridade.

1)-JOSE VICENTE DA SILVA LEMES (já com o sobrenome alterado para Lemes) nasceu em 1804 e foi batizado em 08.07.1804 em Campanha, e se casou em 1833 com Alexandrina Maria de Jesus (Borges da Costa) que nasceu em 03. l0.1813 em Três Corações-mg.Ele faleceu em Cambuquira em 24.10.1883 e tiveram 11 (onze) filhos:

Tiveram 11 (onze) filhos:

1- Amâncio da Silva Lemes,
2- Quintiliano da Silva Lemes,
3- Francisco Venceslau da Silva Lemes,
4- Justino da Silva Lemes,
5- Honório da Silva Lemes,
6- Antônio Germano da Silva Lemes,
7- Ana Joaquina da Silva Lemes,
8- Maria Luiza (de Jesus) da Silva Lemes
9- Rita Maria de Jesus,
10-Cândida Maria de Jesus,
11-Maria Lúcia de Jesus,

1)-Amâncio da Silva Lemes casou-se com Ana Francisca de Jesus, filha de Antônio Joaquim da Silva Lemes e Feliciana Maria de Jesus em 28.01.1851 na cidade de Campanha – Mg.
Filha:
1.1 Ana Rita da Silva Lemes que casada, antes de 1879, com Manuel Rodrigues da Costa tiveram como um dos 8 (oito) filhos, Armindo Costa, o grande fotógrafo cambuquirense que deixou um enorme acervo de fotos da cidade e de registros da sua época.
Ana Rita foi única filha do casal e Ana Francisca faleceu em 06 de setembro de 1869.

Amâncio se casou novamente, desta vez com Maria Rita das Dores, sua cunhada, com quem teve 13 (treze) filhos:

l.2 - Amâncio da Silva Lemes Junior;
l 3 - Leopoldo Ludovico Lemes;
1.4 - Mariana da Silva Lemes;
1.5 - Henriqueta da Silva Lemes
1.6 - Jose Evandro da Silva Lemes;
1.7 - Manuel Amâncio da Silva Lemes;
1.8 - Joaquim da Silva Lemes
1.9 - Benvinda da Silva lemes;
1.10 - Astolfo da Silva Lemes
1.11 - Feliciana de Lemes;
1.12 - Hercília da Silva Lemes;
1.13 - Augusto Amâncio da Silva Lemes.

2)- Quintiliano da Silva Lemes casou-se com Balbina, filha de Inácio Borges da Costa e Bárbara Maria de Jesus, com geração não informada.

3) – Francisco Venceslau da Silva Lemes casado com sua prima Maria Francisca de Jesus, filha de João Evangelista da Silva Lemes e Maria do Carmo Borges (1883).
Filhos:
3.1 - João da Silva Lemes;
3.2 - Maria da Silva Lemes;
3.3 - Antônio da Silva Lemes;
3.4 - Genoveva Lemes Xavier c/c com Vicente Xavier (Seria dos Xavier do Cervo, área rural de Monsenhor Paulo, antes pertencente à Campanha?);
3.5 - Emiliana Lemes Xavier c/c com José Xavier;
3.6 - Francisco Venceslau da Silva lemes c/c Marieta filha de Antonio dos Reis;
3.7 - Marciano da Silva Lemes;
3.8 - Jose da Silva Lemes;
3.9 - Honória da Silva Lemes.

4) – Justino da Silva Lemes, casado com sua prima Joana Tertuliana de Jesus, filha de Antônio Joaquim e de Feliciana Maria.
Filhos:
4.1 - Olimpio da Silva Lemes c/c com Maria Antônia de Jesus, filha de Antônio Germano da Silva Lemes e Gertrudes Rosa de Lima;
4.2 - Manuel Justino da Silva Lemes;
4.3 - Maria Carolina de Jesus;
4.4 - Antônio Amâncio da Silva Lemes;
4.5 - Domingos das Chagas da Silva Lemes;
4.6 - João Inácio da Silva Lemes;
4.7 - Ana Francisca Maria de Jesus (primeira esposa de Antônio Germano Filho, pai de Toniquinho Germano, e filho de Antônio Germano da Silva Lemes, tratado na letra “g” abaixo);
4.8 -José da Silva Lemes;
4.9 -Adelaide Maria de Jesus.

Observação: No item 4.4 - Antonio Amâncio da Silva Lemes temos, por enquanto o seguinte dado:

Esse quarto filho de Justino e Tertuliana se casou com Cândida Martins Ribeiro, pais de Benjamim Lemes cujos dados de sua descendência descrevo abaixo:

DESCENDÊNCIA DE BENJAMIM LEMES:


Nota: Sua esposa se chamava Luiza Amália Lemes, filha de João Bonifácio Barbosa Martins e Maria Francisca do Nascimento, esta conhecida como Mariquinha, que foi a primeira mulher de Cambuquira a se formar "professora".
Sua mãe, Cândida, por assinar Martins Ribeiro, por si só, mostra que ela tem algum parentesco próximo com Escolástica Joaquina da Ribeira (ou do Monte Cassino), filha de Tomé Martins Ribeiro e esposa de Vicente da Silva Leme (3º avô), acima.Na minha hipótese particular, tenho que "Cândida" descenda de Tomé Martins Ribeiro (Filho) , o único que realmente carregou o sobrenome do pai e provável ascendente de todos os outros Martins Ribeiro da cidade, inclusive de Lea, esposa de Edson Lemes, neto de Benjamim.
* Esse Tomé se casou com Maria Joaquina da Silva, filha do Furriel José da Silva Leme e Rosa Maria Goulart, prova que os Martins Ribeiro têm grande chance de descender do Furriel José da Silva Leme e de Rosa Maria Goulart (Gularte),citados no início.
Observação:

Benjamim Lemes, o "coletor"(1891-1946) e Luiza(1896-.....) tiveram os seguintes 4 filhos:

Nelson Lemes, já falecido, c/c Maria José, pais de Mario Nelson Lemes e Maria Bernadete c/c Nelson Alves, pais de Gisele e Juliana

Rolando Lemes, já falecido, c/c Elza Gonçalves Lemes, pais de Rosa, Edson e Deuscélia, sendo Edson c/c Lea Amélia Ribeiro, pais de Elizete, Leonardo e Edson Jr.; Elizete c/c Marcelo Azevedo e pais de Pedro e Sophia, nascidos em NY, USA; Leonardo c/c Cristina Alvarenga, pai de Mel. Já Deucélia c/c Gilberto B. Souza, pais de Gabriel e Ana Paula que com Douglas Lemes tiveram Sarah

Cândida Griselda Lemes c/c Manoel de Souza Cardoso( pais de Amalia), mãe de Marina, . Paulino(pai de Rafael), Benjamim(pai de Luiza), Cristina( que é mãe de cinco filhos,alguns dos quais já lhe deram netos); Manuel (todos assinam Lemes Souza Cardoso

Irene Lemes c/c Arcilio Gardona,já falecido, pais de Rui Carlos Gardona ( pai de Rui,Natali e Júlio Cesar), Benjamim Luiz Gardona c/c Maria Aparecida Villamarim (pais de Theo,Cora e Lígia), Eduardo Lemes Gardona c/c Deise, já falecida ( pais de Isabele [mãe de Emanuele], e Eduardo Gardona Jr, que por sua vez é pai de Vitor Nascimento Lemes Gardona); Margarida ( mãe de Amanda) , Maria Laene Lemes Gardona e Maria Inês Lemes Gardona.


VEJA ARTIGO ESPECIAL SOBRE BENJAMIM LEMES (clique aqui)
.....................................................................................................................
5) - Honório da Silva Lemes (Quinto Filho de José Vicente e Alxandrina);

6) – Antônio Germano da Silva Lemes c/c Gertrudes Rosa de Lima (ou Gertrudes Carneiro) que provavelmente era uma cabocla bem morena, já que os seus descendentes (Toniquinho Germano, Chico Germano e irmãos) tinham a pele mais morena, diferente dos seus primos urbanos de tez mais clara.
Filhos:
6.1 José Germano da Silva Lemes c/c com Ester da Silva Lemes c/ sucessão;

6.2 Maria Antônia da Silva Lemes c/c Olímpio da Silva Lemes c/sucessão;
6.3 Antônio Germano Filho, que se casou duas vezes. A primeira com seu parente Ana Francisca Maria de Jesus (03 de maio de 1889), sendo esta filha de Justino da Silva Lemes e de sua primeira esposa Joana Tertuliana da Silva Lemes.
Desta união houve apenas uma descendente:
6.3.1 - Isabel da Silva Lemes, c/c com seu parente Olímpio da Silva Lemes.
Antônio Germano Filho, viúvo casou-se novamente, desta vez com Maria José de Jesus, que veio ser a mãe de:
6.3.2 - Alzira da Silva Lemes,
6.3.3 - José da Silva Lemes,
6.3.4 - Otávio Germano Lemes,
6.3.5 - Francisco Germano Lemes,
6.3.6 - Sebastião Germano Lemes e
6.3.7 - Antônio da Silva Lemes (Toniquinho Germano).
6.3.8- Benedito Germano Lemes
6.3.9- Geralda da Silva Lemes
6.3.10-Etelvina da Silva Lemes

7)- – Ana Joaquina da Silva Lemes c/c com Manuel Antônio da Silva Lemes, filho de Antônio Joaquim da Silva Lemes e de Feliciana Maria de Jesus (Fonseca-Borges da Costa). O casal teve somente um filho de nome José Vicente da Silva Lemes Neto.
7.1 - José Vicente da Silva Lemes c/c duas vezes, sendo a primeira com Maria da Silva Lemes, (irmã de Marfisa da Silva Lemes) filha de Amaro da Silva Lemes e Ana Luzía de Barros; depois se casou com Urbana Ferreira, com geração.
São filhos do primeiro casamento:
7.1.1 - Adolfo da Silva Lemes,
7.1.2 - Arlindo da Silva Lemes,
7.1.3 - Maria da Silva Lemes,
7.1.4 - Mario da Silva Lemes,
7.1.5 - Rita da Silva Lemes
E mais duas filhas com os apelidos “Zuza” (7.1.6) e “Zica” (7.1.7), cujos nomes ainda não conseguimos apurar.
Do segundo casamento, ainda não temos os nomes dos filhos.

8) – Maria Luzia (de Jesus) da Silva Lemes c/c com Manuel Antônio, viúvo de Ana Joaquina sua irmã (letra h). O casal teve os seguintes filhos:
8.1- Honorato da Silva Lemes,
8.2 - Lídia da Silva Lemes,
8.3 - Alexandrina da Silva lemes (esta c/c com Adeládio Ferreira, pais de Maria Ferreira c/c Joaquim da Silva Lemes, filho de Júlio da Silva Lemes e Maria das Dores de Jesus.),
8.4 - Maria das Dores (de Jesus) da Silva Lemes (esta c/c com o Júlio da Silva Lemes, filho de Cândida Maria de Jesus e do Alferes Tomé da Silva Lemes, filho de Vicente da Silva Leme, filho este do Furriel Jose da Silva Leme e Rosa Maria Gularte.);
8.5 - Américo da Silva Lemes c/c com Maria Clara c/sucessão,

8.6 - Manuel Inácio da Silva Lemes c/c Tarcília de Carvalho
que tiveram 9 filhos: (todos com sucessão ainda não apurada.).

8.6.1 - Júlio de Carvalho Lemes,
8.6.2 - Sérgio de Carvalho Lemes,
8.6.3 - Manuel de Carvalho Lemes,
8.6.4 - Antônio de Carvalho da Silva Lemes,
8.6.5 - Jonas Carvalho Lemes,
8.6.6 - Fausto de Carvalho Lemes,
8.6.7 - Joaquim Carvalho Lemes,
8.6.8 - Geralda Carvalho Lemes
8.7.9 - e José Ambrósio Carvalho Lemes

9) – Rita Maria de Jesus c/c João Correa de Carvalho, pais de Maria Lemes Carvalho, esta casada com José Pompeu da Silva Filho, filho de José Pompeu da Silva e Francisca Ferreira Rodrigues, origem dos “Pompeu” de Cambuquira e Três Corações. Descendente destes José Pompeu Neto (Juca Pompeu) tinha uma propriedade no Congonhal e sua esposa era da Família Mafra. Este senhor, aos 91 anos de idade cuidava dos papéis de sua propriedade e todo ano ia até a repartição fazendária atualizar o seu cadastro. Muito gentil, sempre levava um “queijinho” de presente para os funcionários.

10) Cândida Maria de Jesus c/c com Manuel Borges da Costa, filho de Inácio Borges da Costa e Maria do Carmo de Lima (segunda esposa) e, portanto cunhada de Ana Vitória Borges, esposa do Capitão Cláudio Filhos:
10.1 - Alexandrina Rosalina da Costa c/c Jonas Martins Ribeiro,
10.2 - José Lemes Borges,
10.3 - Manuel Borges da Costa Filho,
10.4 - e Candido Borges da Costa.

11) Maria Lúcia de Jesus c/c com seu tio Inácio da Silva Lemes (filho de Vicente da Silva Leme e Escolástica Joaquina do Monte Cassino – estes: ele, filho do Furriel José da Silva Leme e Rosa Maria Gularte; ela, filha do alferes Tomé Martins Ribeiro e Maria Inácia de Jesus).


DESCENDENTES DE ANTONIO JOAQUIM DA SILVA LEMES E FELICIANA MARIA DE JESUS (da Fonseca /Borges da Costa)

Casaram-se em entre 1833 e 1850 – ele, filho de Vicente da Silva Leme e Escolástica Joaquina do Monte Cassino (Martins Ribeiro), neto, portanto do Furriel José da Silva Leme e Rosa Maria Gularte pelo lado paterno e do Alferes Tomé Martins Ribeiro e Maria Inácia de Jesus – José da Silva Lemes, filho de Guilherme da Cunha Gago e de Mécia da Veiga Leme, neto do lado paterno de Manoel da Cunha Gago e Maria Bicudo.

Tiveram os seguintes nove filhos:
1- Ana Francisca de Jesus,
2- Manuel Antonio da Silva Lemes,
3- Joana Tertuliana de Jesus, * que se casou com Justino da Silva Lemes, acima identificado, avós de Benjamin Lemes,o *Coletor".
4- Isabel Maria de Jesus,
5- Antônio José da Silva Lemes,
6- Cláudio Amâncio da Silva Lemes
7- Maria Rita das Dores,
8- Feliciana Erotildes da Silva Lemes,
9- Joaquim Chagas da Silva Lemes.

1 - Ana Francisca de Jesus c/c seu primo Amâncio da Silva Lemes, filho de José Vicente da Silva Lemes (já descrito no tronco deste) com 11 filhos;

2 – Manuel Antônio da Silva Lemes c/c com sua prima Ana Joaquina, filha de José Vicente. Tiveram os seguintes filhos:
2.1 - José Vicente da Silva Lemes Neto (que com Maria José tiveram 7 filhos já descritos no tronco de seu pai acima).
Casou José Vicente Neto novamente com Urbana Ferreira...
Manuel, viúvo casou-se com Maria Luiza de Jesus, sua prima e cunhada, com a qual teve mais 7 filhos:
2.2 - Honorato da Silva Lemes c/c sua parente Maria Carolina de Jesus (filha de Justino da Silva Lemes e Joana Tertuliana),
2.3 Lídia Maria de Jesus c/c Tomé Inácio da Silva Lemes, filho de Vicente Maciel da Silva Lemes e Maria Rita de Jesus c/ sucessão,
2.4 Alexandrina da Silva Lemes, etc...
Manuel, viúvo pela segunda vez, casou-se com Deolinda Maria Dias com quem teve mais um filho:
2.5 Antônio Jose da Silva Lemes Sobrinho casado c/ sucessão e outras quatro filhas ainda não identificadas.

3 - Joana Tertuliana de Jesus c/c Justino da Silva Lemes (tronco de Jose Vicente acima e com detalhes da ascendência no item ref a Justino);

4- Isabel Maria de Jesus c/c Honório da Silva Lemes (tronco de José Vicente acima);

5- Antônio José da Silva Lemes c/c Ana Cândida, filha do Alferes Tomé da Silva Lemes, seu tio, e de Cândida Maria de Jesus, com quem teve os seguintes filhos:
5.1 - Antônio José da Silva Lemes Júnior,
5.2 - Cândida da Silva Lemes c/c Samuel Martins Ribeiro c/sucessão,
5.3 - Benvida da Silva Lemes c/c com Ademar Miranda de quem descende José Lemes de Miranda (esposo, já falecido, de Maria Eugênia da Apae/Cambuquira),
5.4 - Silvino da Silva Lemes que se casou três vezes (c/...de Miranda, c/Áurea e c/ Maria José de Vilhena) com sucessão somente da primeira esposa, ainda não identificados por nós.
Antonio José, viúvo, se casou com Inácia Maria de Jesus já viúva também de João Inácio da Silva Lemes, sendo ela filha de José Inácio da Silva Lemes e Maria Cândida de Miranda;

6- Cláudio Amâncio da Silva Lemes, nascido em 1854. Casou-se com D.Vitória (Ana Vitória da Costa) filha de Inácio Borges da Costa e sua segunda esposa Maria do Carmo de Lima. Dessa união não houve filhos.
Cláudio Amâncio, Capitão Cláudio, como ficou conhecido, teve uma filha natural cuja paternidade era negada (ou escondida) durante toda a sua vida, mas que foi a sua herdeira universal conforme testamento.
Essa filha foi D.Efigênia de Azevedo, filha de Justina Azevedo. Depois de casada, Ephigênia (assim se escrevia o seu nome) ganhou o sobrenome Lemes do marido que também era seu parente por parte do pai, Capitão Cláudio. No testamento, Cláudio assegurou o patrimônio para sua filha e netos, clausulando-o que somente os bisnetos teriam a posse e domínio definitivo, algo muito inteligente já que temia deixar desamparada a filha querida.
D. Vitória, se não sabia desse vínculo de sangue com Efigênia, mostrava que desconfiava já que pedia para ver os pés dela para com certeza comparar com os do seu marido. Embora essa desconfiança, ou até conhecimento da hereditariedade da afilhada, como a chamava o capitão, as duas ficaram muito amigas, quase um sentimento de mãe e filha por parte de D.Vitória, que mesmo afastadas com a morte do marido, preferia a companhia da “afilhada aos seus parentes”.

7 – Maria Rita das Dores c/c Amâncio da Silva Lemes (tronco de Jose Vicente acima);

8 – Feliciana Erotildes da Silva Lemes c/c João Barnabé de Souza, este filho de João Bernardes de Souza e Maria Joaquina da Silva (filha de José da Silva Leme e Rosa Maria Gularte) de quem descende via sua filha Elisa Julieta de Souza, o Dr. JOSÉ GUIMARÃES, autor da obra “As Três Ilhoas”, onde consta toda a descendência das filhas de Manoel Gonçalves Correa e Maria Nunes (Helena, Júlia e Maria da Graça), naturais dos Açores, ilhas portuguesas no Oceano Atlântico.
8.1 - Alem de Elisa Julieta que foi casada com Teodorico Ovídio Guimarãess, o casal ainda teve:
8.2 - Maria
8.3 - e Elisa (falecidas na infância),
8.4 - Maria Amália de Souza e Silva c/c Eulálio da Silva (filho de Jose Antônio da Silva e de Vitória Augusta Lemes) que foi diretora do Grupo Escolar Dr.Raul Sá,
8.5 - João Barnabé Filho que foi inspetor de alunos no mesmo colégio de sua irmã,
8.6 - Emiliana Quintina de Souza c/c Antônio Eustáquio de Figueiredo (professora em Carmo do Rio Claro, onde faleceu),
8.7 - 8.8, 8.9 e 8.10 - gêmeas duas vezes e felecidas,
8.11 - Silvina Celina de Souza c/c com João de Matos Mello (falecida em São Paulo onde deixou descendentes, inclusive Onissis Melo Lavieri),
8.12 - Ermelinda de Souza Maia c/c Oriosto da Silva Maia c/ sucessão deixada em São Paulo, Campanha, Soledade de Minas (José de Souza Maia c/c Maria de Lourdes Vieira) e um descendente casado com Maria das Graças Lemes (filha de Sebastião Germano Lemes, irmão de Toniquinho Germano, ambos de Cambuquira-mg),
8.13 - Emilia de Souza Lemes c/c com Derval da Silva Lemes (filho de Domingos da Silva Lemes e Rita de Oliveira Lemes) que tiveram os filhos:
8.13.1 - José Natal da Silva Lemes c/c Sabina Carvalho Lemes, filhos:

8.13.1.1 - Olavo Lemes e
8.13.1.2 - Gildardo Lemes.

8.13.2 - Maria Leonor Lemes c/c João Lopes de Siqueira, filhos:
8.13.3 - Celso, Antônio Marcos, João Lopes Filho,
8.13.4 - Francisco conhecido por Chiquito que faleceu solteiro em 1922,
8.13.5 e 8.13.6 - José e José falecido na infância,
8.13.6 - Fernando (falecido na infância),
8.13.7 - Mario Lemes de Souza c/c Francisca Ferreira de Souza com sucessão,
8.13.8 - Maria Jose de Souza Lemes c/c Júlio de Carvalho Lemes c/ sucessão...,

9- Joaquim Chagas da Silva Lemes c/c sua sobrinha Maria Tereza da Silva Lemes (filha de Honório da Silva lemes e Isabel Maria de Jesus), tiveram os filhos:
9.1 - Ernestina da Silva Lemes,
9.2 - Armelinda da Silva lemes (c/c João Lemes, filho de Antônio José da Silva Lemes e de Maria do Carmo de Souza) com sucessão,
9.3 - Joaquim Chagas Filho,
9.4 - Jose Chagas da Silva Lemes,
9.5 - Isabel da Silva Lemes,
9.6 - Armindo da Silva Lemes,
9.7 - e Ademar da Silva Lemes. (Seria esta a ascendência de Jose Chagas da Fonseca?).


DESCENDENTES DO ALFERES TOMÉ DA SILVA LEMES E CÂNDIDA MARIA DE JESUS (Fonseca/Borges da Costa)

Tomé, filho de Vicente da Silva Leme e Escolástica Joaquina do Monte Cassino (Martins Ribeiro) casaram-se antes de 1850, tendo Tomé falecido em 31. de maio de 1874. O casal teve 13 (treze) filhos, a saber:

1-Vicente Maciel da Silva Lemes, que casado com Maria Rita de Jesus, filha de Inácio Borges da Costa e sua primeira mulher Bárbara Maria de Jesus (Lemes conhecidos na época como Vicente do Alto e Rita do Alto) tiveram os filhos:
1.1- Saturnino da Silva Lemes(faleceu solteiro);
1.2– Tomé Inácio da Silva Lemes c/c sua parente Lídia Maria de Jesus (filha de Manuel Antônio da Silva Lemes e sua segunda esposa Luiza de Jesus)- tiveram um filho identificado por Guimarães:

1.2.1 _ Vicente da Silva Lemes c/c Maria do Carmo, filha de Felício da Silva Lemes e Inácia Cândida da Silva;

1.3- José da Silva Lemes que parece ter se casado com Rita Honória da Silva Lemes (filha de João Evangelista da Silva Lemes Filho e de sua segunda esposa Maria Rita da Silva Ferret) sem sucessão;

1.4- Ana Cândida da Silva Lemes c/c Joaquim das Chagas da Silva Lemes;
1.5- Inácia Cândida de Jesus c/c José Borges da Costa Júnior;
1.6- João Inácio da Silva Lemes c/c Maria Esméria da Costa Lemes;

2- Antônio dos Reis da Silva lemes, que se casou em primeiras núpcias com Marfisa da Silva Lemes (filha de Amaro da Silva Lemes e Ana Luzia de Barros). Este Casal teve os seguintes filhos:

2.1 – José dos Reis (falecido solteiro);

2.2 - Júlio dos Reis, que se casou com Andrelina Xavier de Araújo (filha de Joaquim Xavier de Araújo e de Rita Xavier de Araújo), com as seguintes filhas:

2.2.1 - Maria Aparecida Lemes, que em 1916 casou-se com o seu tio, irmão de Júlio, Antônio dos Reis da Silva Lemes Filho (Nico Reis), vindo a serem pais de: Silvio Lemes Reis, Nelson Lemes Reis, Honorinha, etc...

2.2.2 – Rita Reis Lemes, c/c Nestor Lemes (Nestor Sabiá), sendo ele filho de Felício da Silva Lemes e de Umbelina Cândida da Silva Lemes. O casal teve uma filha, e um filho desta casou-se com filho de Benedito Augusto Ribeiro (KTT) também com sucessão.

2.3 - Rosenda dos Reis (faleceu solteira);

2.4 - Mariana Reis c/c Manuel Amâncio da Silva Lemes (filho de Amâncio da Silva Lemes e sua segunda esposa Maria Rita das Dores) com sucessão;

2.5 - Cândida da Silva Lemes c/c com Ildefonso da Silva Lemes (filho de Francisco Sebastião da Silva Lemes e de Maria do Carmo da Silva Lemes) com sucessão;

2.6 - Marieta Reis c/c Francisco Venceslau da Silva Lemes Filho (filho de Francisco Venceslau da Silva Lemes e Maria Francisca de Jesus), com sucessão;

2.7 - Ana Josefina Lemes c/c João Flauzino Pereira, filho de Cassimiro Alves Pereira e de Jovita Alves Pereira com sucessão;

2.8 - Antônio dos Reis da Silva Lemes Filho c/c sua sobrinha (item 2.2.1 acima);

O Sr. Antônio dos Reis (pai) viúvo se casou novamente, desta vez com Maria Carolina Silva (filha de Antônio da Silva e de Vitalina da Silva Lemes) e tiveram mais 2 (duas) filhas:

2.9 - Eurídice dos Reis c/c João Batista de Souza Filho (filho de João Batista de Souza e sua segunda esposa Filomena Maria de Jesus) com sucessão ainda não apurada por nós;

2.10 – Maria de Lourdes, conhecida como Lurde Mumbuca, c/c Joaquim de Souza (filho de Joaquim Felizardo e de Maria de Souza) com sucessão apurada até agora:

2.10.1 – Pepe (nome ainda não identificado)
2.10.2 – Alfredo Souza.

3-Maria Nélia de Jesus (ou Maria Amélia) c/c Francisco Borges da Costa Júnior (filho de Francisco Borges da Costa e Eliodora Maria do Espírito Santo) com sucessão ainda não idenficada.

4-Inácio da Silva Lemes c/c Cândida da Silva Lemes (Candinha) s/sucessão.
5-Pedro da Silva Lemes c/c Margarida Carneiro.

6-Ana Cândida (da Silva Lemes) c/c Antônio José da Silva Lemes (irmão do CapitãoCláudio, com sucessão).

7-Aurora Maria de Jesus, c/c Antônio Martins Rodrigues (filho de José Martins Rodrigues e de Carolina de Barros Rodrigues) com sucessão;

8- Domingos da Silva Lemes, c/c Rita de Oliveira. O casal teve os filhos:

8.1 - Mario da Silva Lemes c/c Alaíde Sério Leme (filha de Vicente Garibaldi Sério e Honória da Silva Lemes - ( Seria aqui a origem de Vicente Lima Lemes, advogado em Cambuquira?)),
8.2 - João Egídio da Silva Lemes (João do Zico?) c/c Ana da Silva Lemes;

8.3 - Derval da Silva Lemes c/c Ercília de Souza Lemes (filha de João Barnabé...);

8.4 - Domingos da Silva Lemes c/c Idalina da Silva Lemes c/ sucessão;

8.5 - Henriqueta da Silva Lemes c/c Benjamim Amorim

8.6 - Maria Clara da Silva Lemes c/c Américo da Silva Lemes...

8.7 – Benjamim Lemes (ou Benjamim da Silva Lemes) c/c Inácia Lemes Borges (Filha de Candido da Silva lemes e de Maria Inácia de Lima) com sucessão;

8.8 - Juvenal da Silva Lemes que faleceu solteiro.


9 – Emílio da Silva Lemes c/c Delminda de Oliveira (irmã de Rita Oliveira item oito acima) e tiveram os seguintes filhos:

9.1 - José Hilário da Silva Lemes c/c Bernardina de Moura (filha de Antônio de Moura e de Ana Moura) com sucessão;

9.2 - Joaquim da Silva Lemes c/c Joana (filha de João da Silva Lemes e Inácia da Silva Lemes) com sucessão;

9.3 - Ana da Silva Lemes c/c Jose de Amorim (filho de José Henrique de Amorim) com sucessão;

9.4 – Benjamim da Silva Lemes (ou Benjamim Lemes)... (?) Este casado com Maria Inácia ( filha de Cândido MARTINS RIBEIRO e Maria da Silva Lemes) c/sucessão;

9.5 – Maria da Silva Lemes c/c Sebastião da Silva (filho de Luiz Raimundo da Silva e Maria Patrocínio Silva);

9.6 - Joana da Silva Lemes c/c Afonso Xavier;

9.7 - Luiz da Silva Lemes c/c Maria da Silva Lemes (filha de Américo da Silva Lemes e Maria Clara...).

9.8 - Mandica (não temos o nome certo;

9.10 – Alzira Aparecida Lemes (faleceu solteira?)

10 – Júlio da Silva Lemes c/c sua parente Maria das Dores de Jesus (filha de Américo da Silva Lemes e Maria Clara da Silva Lemes) com sucessão (6 filhos):
10.1 - Arlindo Bruno da Silva Lemes c/c Rita Goulart;

10.2 – Luiza Dias Lemes c/c Marciano Borges da Costa (filho de Olimípio Borges da Costa e Maria Borges da Costa);

10.3 – Joaquim da Silva Lemes c/c Maria Ferreira (filha de Adeládio Ferreira...) com sucessão;

10.4 – Augusta Dias Lemes (faleceu solteira);

10.5 – Júlia Dias Lemes (faleceu solteira);

10.6 – Divina Dias Lemes (faleceu solteira);

10.7 - Ana Dias Lemes c/c Adolfo Lemes (filho de Jose Vicente da Silva Lemes Neto e Maria da Silva Lemes);

10.8 – Francisca Dias Lemes c/c João Fernandes Filho (filho de João Fernandes e...) com sucessão.

11 - Jeremias da Silva Lemes c/c Maria de Brito (filha de Graciano de Brito e de Antônia de Brito) com sucessão;
Filhos:
11.1 - Jose da Silva lemes;
11.2 – Jeremias da Silva Lemes Filho c/c Marieta da Silva Lemes com sucessão. (Jeremias aos 91 anos ainda dirigia a sua chevrolet caravan para ir a repartição fazendária em Monsenhor Paulo-mg , onde tinha uma propriedade rural, onde o conheci e ainda sem saber o seu nome vi nele a feições dos parentes de Cambuquira. Idenfiquei-me para ele. Assim, toda vez que ele chegava lá já me falava:
“___Como vai parente?”

11.3 – Júlio da Silva Lemes c/c Margarida de Brito (filha de Graciano de Brito e...);
11.4 – Anita da Silva Lemes c/c José Boaventura (filho de Boaventura Villamarim e Henriqueta de Oliveira);
11.5 – Alice da Silva Lemes – faleceu solteira;
11.6 – Maria Isabel da Silva Lemes c/c Tomás de Aquino (filho de Francisco Rafael de Araújo e de Olímpia de Araújo) com sucessão.

12 - Cândido da Silva Lemes c/c Maria Inácia de Lima (filha de João Antônio Borges e Inácia Maria de Jesus), que tiveram os seguintes filhos:

12.1 - Inácia Borges da Silva Lemes c/c Benjamim Lemes (ou Silva Lemes), filho de Domingos da Silva Lemes e de Rita de Oliveira (ver item 8.7 acima) com sucessão;
12.2 – Benedito da Silva Lemes c/c Moralina da Silva Lemes, c/ sucessão;
12.3 - Ana Cândida Lemes c/c Juvenal Martins Rodrigues (filho de Antônio Martins Rodrigues e de Aurora Maria de Jesus) com sucessão;
12.4 -... Lemes (com apelido de “Zica” ou “ Ica”), que creio ser Maria José Lemes casada com Antônio Germano Filho, pais de Toniquinho Germano e irmãos já tratados no tronco dos descendentes de José Vicente da Silva Lemes;
12.5 - Vitória Lemes c/c Pedro Ribeiro c/ sucessão;
12.6 - José da Silva Lemes c/c Georgina Ribeiro c/sucessão;
12.7 - Cândida da Silva Lemes c/c Joaquim Moura (filho de João Moura e...) com sucessão.

13 – Filomeno da Silva Lemes c/c Olímpia da Silva Lemes (filha de Honório da Silva Lemes e de Isabel Maria de Jesus) com sucessão.

BEM, ESTES SÃO OS SILVA LEMES QUE DESCENDEM DE JÚLIA MARIA DA CARIDADE E DOS MARTINS RIBEIRO, QUE CONSEGUIMOS APURAR GRAÇAS AO TRABALHO DO NOSSO PARENTE DR JOSÉ GUIMARÃES.

EXISTE UM GRANDE NÚMERO QUE, EMBORA DESCENDENDO DE JOSÉ DA SILVA LEME E ROSA MARIA GULARTE, NÃO DESCENDEM DE JÚLIA. DESCENDEM DOS MARTINS RIBEIRO, OU ATÉ NÃO TÊM VÍNCULO NENHUM COM ESSAS RAIZES, CUJOS DESCENDENTES SE UNIRAM AOS PARENTES, O QUE PARECE TER ACONTECIDO JÁ QUE NÃO CONSEGUI DESCOBRIR LIGAÇÕES NA PRESENTE ÁRVORE, A NÃO SER DOS DESCENDENTES DESTES.
É O CASO DE FRANCISCO SEBASTIÃO DA SILVA LEMES,MEU TRISAVÔ E DOS PARENTES APELIDADOS DE LIFONSOS (DESCENDENTES DE QUINCA LIFONSO E DE JOSÉ LIFONSO), FELÍCIO DA SILVA LEMES, ETC.
ESPERO QUE ALGUM PARENTE INTERESSADO NO ASSUNTO NOS DÊ INFORMAÇÕES PRECISAS SE SOUBER SOBRE ESSAS ORIGENS.


NOTA: "mais informaçôes, comentários, críticas ou sugestões" clique em : CRÍTICAS E SUGESTÕES

Amaro da Silva Lemes, um dos filhos de Vicente e Escolástica acima citados, casado com Ana Luiza de Barros, também citada como Ana Cândidade Jesus, tiveram vários filhos, dos quais apurei até agora:

1) Marfisa da Silva Lemes c/c Antônio dos Reis da Silva Lemes

2)Antônio José Lemes da Silva (ou da Silva Lemes) c/c Maria do Carmo de Souza - com ampla descendência na cidade de Campanha-mg a completar (favor enviar dados quem souber...)

Tenho desconfianças que Francisco Sebastião da Silva Lemes também descenda de Amaro, já que não consta em nenhuma outra árvore dos outros filhos de Vicente da Silva Leme.

EXISTE UM TRABALHO MAIS COMPLETO EM OUTRA PÁGINA:
CLIQUE AQUI

5 comentários:

silva lemes disse...

Conforme me informou D.Aparecida do Norte de Freitas Lemes, viúva de José da Silva Lemes (Major), Felício da Silva Lemes teria se casado duas vezes.
O mesmo Felício que foi pai de Nestor da Silva Lemes (Sabiá) também foi pai de Maria do Carmo da Silva Lemes (Carmita), esposa de Vicente da Silva Lemes, pais de seu esposo.
O primeiro casamento foi com um parenta de feiçoes européias, clara de olhos claros, no segundo casamento com uma morena de prováveis descendência indígina(ou negra, de nome Inácia (ou Maria Inácia), mãe de Carmita acima citada.

Anônimo disse...

Olá,Meu marido,Nasson Rodrigues de Oliveira é descendnete de Jerônimo de Ornellas Menezes e Vasconcelos, fundador da cidade de Porto Alegre Capital do Rio Grande do Sul. Casado com Lucrécia LEME Barbosa, sua descendência é farta pois ele teve dez filhas, das quais meu marido e descendente de duas de suas filha: Antonia e Fabiana, bem como a metade da população do Rio Grande do Sul..A descendência açoriana é muito forte aqui no sul do Brasil.Também nós procuramos resgatar a caminhada de nossos ancestrais.Obrigado.

Lemes disse...

Olá, adorei saber dessa história. Meu sobrenome é Lemes, e gostaria de saber se sou dessa arvore genealógica. Mas dentre os nomes não vi nenhum aproximadamente conhecido. E a familia é de MG e eu sou do interior de SP.Quanto a isso acho qnão há problema, porquê sei que o meu lemes chegou até aqui por consequencia de uma guerra. Vou procurar saber mais e gostaria vcs entrassem em contato pra mim compartilhar as Histórias.

silva lemes disse...

COLEGAS,

USEM O CAMPO CONTATO E NELE IDENTIFIQUEM SEUS E-MAILS PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.

SAUDAÇÕES,

GILBERTO LEMS
ADMINISTRADOR DO BLOG.

TATURANA disse...

Ola Sr. Giberto Lemes. Me chamo EULER VIEIRA GUIMARAES e Sou neto de NESTOR CARLOS LEMES, Na epoca conhecido por BIMBA os pais do Nestor se chamavam. ANTONIO CARLOS LEMES & AMBROZINA ALICE DA COSTA Somos de Goiania e o Nestor teve 5 filhos com minha avo, NOEMIA VIEIRA DE SAN"ANNA. Desde ja Muito obrigado.

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Servidor Público, Bel em Direito, gosto de genealogia.