Pesquise nome assunto

pesquise aqui nome ou assunto desejado.
Quem entra nessa de genealogia é preso pelos antepassados nos seus tempos e de lá não consegue mais sair!
Fazer pesquisas genealógicas e fazer uma viagem no tempo.

terça-feira, 6 de março de 2007

Pedido de Justiça para os primeiros “Silva Lemes”.

Em nossa cidade não existe nomes desses coronéis por que é um município relativamente novo com relação aos demais da região, onde esses senhores feudais dominaram.
Dois capitães: Cláudio e Aureliano nos parecem ter sido pessoas sérias que tiveram interesse no desenvolvimento da cidade. Os dois participaram da primeira câmara municipal instalada na cidade.
Capitão Cláudio quase faliu por autorizar o uso da água da sua fazenda para abastecer a cidade. Pois, enquanto a água ia para manter os lares e os hotéis já existentes, o seu engenho, principal atividade da propriedade não conseguia funcionar.

Em sua homenagem, e de seu companheiro Aureliano Junqueira, deram os seus nomes a duas ruas da área urbana onde se localiza a Igreja de NS Aparecida.

Já o seu pai e tios, apesar de terem tido papeis importantes no desenvolvimento da Vila como a construção da primeira igreja da cidade e do primeiro cemitério, onde provavelmente foram enterrados, nunca foram lembrados pelos políticos desde a fundação da cidade, além de terem sido proprietários das primeiras casas, entre ela o primeiro sobrado na esquina da Rua Direita com João Silva, não foram lembrados.

Os irmãos Silva Lemes, Antônio Joaquim, Tomé, José Vicente, João Evangelista e habitantes do lugar empreenderam esforços para transformar o projeto de vila numa cidade. Os seus restos mortais, ninguém sabe para onde foram. E, se foram sepultados no cemitério que eles mesmos criaram, talvez nem tenham saído de lá e ainda jazem sob a antiga Escola S.José, hoje prédio pertencente à Prefeitura Municipal de Cambuquira, ou sob uma das casas vizinhas.

Mas, parece que essa falta de amor ao passado não foi defeito só dos políticos mais recentes. Na cidade não há uma cultura de preservação e nem a de culto a história.
A demolição da casa de Charles Berthaud foi um exemplo que está para ser seguido nos dias de hoje quando se fala no mesmo destino para o Hotel Elite, algo que compõe a imagem da cidade que perde a cada dia que passa um pouco da sua identidade original.Qual a vantagem de se demolir o Elite? A resposta é apenas facilitar a especulação imobiliária que visa só dinheiro e nenhum progresso para cidade. No meu entender, o negócio que foi feito com o Hotel Globo deveria ter acontecido com esse outro hotel que é um símbolo da cidade.

Por outro lado, gostaria de usar esse espaço para sugerir aos políticos atuais que recompensem o trabalho de nossos avós pela consolidação da vila existente no século XIX na Estância que a cidade é.

Gilberto da Silva Lemes,
Descendente dos primeiros Silva Lemes.
Administrador do Blog.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Servidor Público, Bel em Direito, gosto de genealogia.