Pesquise nome assunto

pesquise aqui nome ou assunto desejado.
Quem entra nessa de genealogia é preso pelos antepassados nos seus tempos e de lá não consegue mais sair!
Fazer pesquisas genealógicas e fazer uma viagem no tempo.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

JOSE GUIMARÃES, um "Silva Lemes" de Verdade!...


Este é o Dr. Jose Guimarães, o "Silva Lemes" que se tornou, ao lado de Luiz Gonzaga da Silva Leme, um dos maiores genealogistas de nosso país.(Acho que isso é genético!...)
O seu trabalho é citado por estudiosos do assunto em nosso país, Portugal e outros países.
O seu trabalho, fruto de muita pesquisa, se tornou uma fonte de pesquisa da história de nosso povo na busca das raízes das famílias e de fatos históricos não contados nos bancos escolares.

Serviram de base os trabalhos do Monsenhor José do Patrocínio Lefort (Campanha - MG), a própria Genealogia Paulistana de seu parente mais distante, Luiz Gonzaga e a outros trabalhos sobre as Famílias Junqueira, Arantes, Vilelas, Garcez, etc. que têm origem comum nas Três Ilhoas dos Açores que vieram para o Brasil no começo do Século XVIII e se formaram a base de muitas famílias de nossa região, parte de São Paulo, Goiás e outros Estados.

Jose Guimarães nasceu em Cambuquira em 05 de maio de 1909, filho de Eliza Julieta de Souza (que apesar não constar o) é uma "Silva Lemes”, filha de Feliciana Erotildes da Silva Lemes com João Barnabé de Souza - que também descendia da mesma origem por descender do Furriel Jose da Silva Leme ( e não Lemes como assinam os seus descendentes) através de sua mãe, Maria Joaquina da Silva, filha de Ana Isabel da Silva Gularte, filha de Maria Joaquina da Silva (Lemes) que vinha a ser filha do citado furriel com Rosa Maria Gularte, nossos avós comuns. Alem disso descendia diretamente, pela mãe de Antônio Joaquim da Silva Lemes, um dos filhos de Vicente da Silva Leme, filho dos nossos avós comuns Jose e Rosa. (Sua mãe era sobrinha do Capitão Cláudio Amâncio da Silva Lemes, conforme pude comprovar na sua árvore impressa no volume dedicado a Maria da Graça, uma das Ilhoas.)

Quem puder, deve dar uma olhadinha nessa grande obra que trata de um grande número de famílias, e que tem um espaço onde podemos encontrar uma das nossas origens, desde a Ilha do Faial nos Açores (Portugal) até Cambuquira, Sul de Minas.

Vai aí uma puxada de orelha nos políticos cambuquirenses que até hoje não prestaram nenhuma homenagem ao nosso parente ilustre, mesmo tendo sido o seu nome citado na história de nossa cidade!
voltar à página principal

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Servidor Público, Bel em Direito, gosto de genealogia.