quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Hospedaria dos Imigrantes agora tem acervo online
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Mais um parente famoso dos Lemes
Dois grandes movimentos foram realizados na arquiocese. E, com auxilio de donativos vindos de outras dioceses, dentro em pouco, estava resolvida a questão financeira da grande Obra, que veio a orçar por mais de 2.500:000$000.
Leia a matéria completa (clique)
Fonte: proerdpinhal
Apesar da importante participação na construção desse monumento, matéria em O Globo em homenagem aos 80 anos do Cristo Redentor, não deram destaque ao nosso parente. Veja no link abaixo!
http://oglobo.globo.com/clique)
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Metade da Europa Ocidental é 'parente' de Tutancâmon (E, nós, com certeza, estamos nessa!...)
Os especialistas acreditam que o ancestral comum viveu no Cáucaso, uma região na fronteira da Ásia com a Europa, há 9.500 anos. Estima-se que a migração do grupo R1b1a2 para a Europa começou com a disseminação da agricultura há 9.000 anos. Contudo, os pesquisadores não sabem como a linhagem paterna de Tutancâmon foi parar no Egito. Agora, o iGENEA está utilizando exames de DNA para procurar os parentes vivos mais próximos do faraó egípcio.
Estrutura e Formação Genética do Povo Brasileiro
Na conferência, Pena explicará o uso de diferentes ferramentas moleculares para caracterizar o "ancestroma brasileiro", expressão que ele cunhou para remeter à totalidade das características genéticas das três principais populações constituintes do povo brasileiro: ameríndios, europeus e africanos.
Segundo ele, estudos iniciais com marcadores de cromossomo Y e DNA mitocondrial mostraram um padrão de elevados níveis de mistura genética de reprodução direcional entre homens europeus e mulheres ameríndias e africanas. A alta variabilidade individual observada, segundo ele, sugere que cada brasileiro tem uma proporção singular das ancestralidades ameríndia, europeia e africana em seu genoma.
Médico formado pela Faculdade de Medicina da UFMG, Pena fez o doutorado no Departamento de Genética Humana da Universidade de Manitoba, Canadá, e o pós-doutorado no Instituto Nacional de Pesquisa Médica em Mill Hill, Londres, Reino Unido.
Atualmente é professor titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia e diretor do Laboratório de Genômica Clínica da UFMG. É também diretor científico do Gene — Núcleo de Genética Médica de Minas Gerais e da Gene-Genealógica Central de Genotipagem de Animais.
Mais informações: www.iea.usp.br
terça-feira, 17 de maio de 2011
Pesquisador diz que Johnny Depp é "primo" da rainha Elizabeth
O genealogista Nick Barratt contou ao tabloide britânico "Daily Mirror" que o ator Johnny Depp, 47, pode ter sangue real.
Segundo ele, o ator e a rainha Elizabeth II, da Inglaterra, são "primos em vigésimo grau", por meio de um ancestral comum.
A descoberta foi feita durante pesquisa para o programa "Who Do You Think You Are?", da BBC.
"Você tem que voltar 500 anos até chegar aos ancestrais dele que eram da realeza", diz.
"Acredito que há uma forte probabilidade de haver, de fato, uma ligação de Depp com a família real", contou. "No entanto, duvido que conseguiremos provar isso 100%". Veja mais (clique)
Fonte: Folha Online
terça-feira, 10 de maio de 2011
A genealogia nas “Ilhas de Zargo”
Um dos capítulos, reúne o essencial sobre a genealogia, tendo ido beber às fontes disponibilizadas por vários genealogistas.As “Ilhas de Zargo”, da autoria de Eduardo Pereira, são, desde a década de sessenta do século passado, uma das principais referências informativas sobre a realidade do arquipélago da Madeira. A obra em dois volumes, no original, a que foi acrescentada uma adenda da autoria de Ângela Borges Gonçalves e Rui Sotero Nunes, em 1990, faz o retrato histórico, geográfico, humano, cultural e sociológico das ilhas da Madeira e Porto Santo, não esquecendo as Desertas e as Selvagens.
Um dos capítulos, reúne o essencial sobre a genealogia, tendo ido beber às fontes disponibilizadas por vários genealogistas. Clique para continuar
Fonte: madeiragenealogy
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Alguns dos nossos Germanos.
Filhos:
6.1 José Germano da Silva Lemes c/c com Ester da Silva Lemes c/ sucessão;
6.2 Maria Antônia da Silva Lemes c/c Olímpio da Silva Lemes c/sucessão;
6.3 Antônio Germano Filho, que se casou duas vezes. A primeira com seu parente Ana Francisca Maria de Jesus (03 de maio de 1889), sendo esta filha de Justino da Silva Lemes e de sua primeira esposa Joana Tertuliana da Silva Lemes (esta, irmão do famoso Cap.Cláudio e filha de Antonio Joaquim da Silva Lemes e Feliciana Maria de Jesus (Borges da Costa).
Desta união houve apenas uma descendente:
6.3.2 - Alzira da Silva Lemes,
6.3.3 - José da Silva Lemes,
6.3.4 - Otávio Germano Lemes,
6.3.5 - Francisco Germano Lemes,
6.3.6 - Sebastião Germano Lemes e
6.3.7 - Antônio da Silva Lemes (Toniquinho Germano).
6.3.8- Benedito Germano Lemes
6.3.9- Geralda da Silva Lemes
6.3.10-Etelvina da Silva Lemes
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Nossos primos "Arantes" se reúnem em Campanha.
A Família Arantes tem Reunião agendada na 11ª Feira do Livro em Campanha/MG.
Na pauta discussões sobre os preparativos para o XIII ENFA - Encontro Nacional da Família Arantes, que acontecerá em Volta Redonda/RJ nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2011. (www.familia.arantes.nom.br) e atualização de dados para o livro "Família Arantes - De Aiuruoca à Campanha - Estudos preliminares" de autoria de José Reinaldo Ferreira.
Dia 14 de maio(sábado) às 16 horas, no Ginásio Pronoama. Continue (clique)
Fonte:Blog Divulga Campanha
terça-feira, 5 de abril de 2011
Coração lusitano
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Facebook, Orkut, Twitter... ache um parente ''perdido''
Edison Veiga - O Estado de S.Paulo
Sites de relacionamento facilitam a vida de quem quer organizar a árvore genealógica; procura chega a render livros e documentários.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Brasileiros são mais europeus do que se imaginava
Rio - Os brasileiros são bem mais europeus do que africanos. Esqueça todas as análises já feitas com base em conceitos como raça e cor da pele. O primeiro grande estudo a medir a ancestralidade da população do país a partir de sua genética revela uma participação europeia muito maior do que se imaginava, preponderante em todo o território, inclusive nas regiões Norte e Nordeste. As conclusões estão na pesquisa coordenada pelo geneticista Sérgio Danilo Pena, da Universidade Federal de Minas Gerais, e publicada na revista científica "PLoS". Leia mais em O Globo Online (clique)
Comentários: "Isso, por si só, derrubaria a tese do método usado nas cotas"...
domingo, 13 de fevereiro de 2011
OS BORGES DA COSTA....
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Descendemos dele: "Maertem Lem"
que irão definir Portugal perante o mundo.
Embora se mencionem todos os filhos de Martim Leme, que de Portugal irradiaram
para a Madeira e para o Brasil, é dado especial destaque a um seu neto, morto na Ásia,...Continue lendo (clique)