Nossa origem basca
Ao nos basearmos nas Três Ilhoas de nosso primo José Guimarães, nos prendemos ao nome de nossa avó Julia Maria da Caridade e esquecemos de nosso avô e seu marido, Diogo Garcia da Cruz, que passou para a nossa história como Diogo Garcia.
Diogo Garcia, o patriarca de uma grande família que se alastrou por diversos municípios do Sul de Minas e Norte de São Paulo, também era português da mesma região de sua esposa, a Ilha do Fayal, nos Açores ( território ultramarino português).
Pelo sobrenome Garcia, vemos que ele tinha uma ascendência basca. Mas, ao analisarmos a sua árvore descobrimos que ele também descendia de flamengos (belgas), o que comprova a família de uma das suas avós Bárbara Goulart.
Sobre os flamengos já falei em algum tópico, principalmente sobre os Lemes, originários de Lem, da cidade de Bruges, naquela época Flandes e hoje Bélgica.
Já dos bascos, acho que nem eles mesmo sabem de onde vieram. Alguns historiadores defendem a tese de que esse povo não tem ligação direta com nenhum dos povos que habitaram a Europa, tais como os germânicos, os latinos, árabes ou outros grupos como os hunos, os celtas, os iberos ou mesmo as tribos judias que no êxodo na Ibéria tinha uma grande colônia que chamavam de Sefarad.
Essa hipótese sobre os bascos se baseia na própria língua ainda usada por eles dentro do território espanhol, mesmo com todas as tentativas do Estado de impor o espanhol como o fizeram em outros lugares da península.
O basco não obedece a nenhuma regra gramatical comum às demais e nele não contem nenhum vocábulo original que tenha ligação a qualquer outro falar dos seus vizinhos.
Pois é desse povo que também descendemos por Diogo Garcia no tronco das Ilhoas e de outro personagens presentes na árvore de Maria Adão Ferreira, a mais expressiva de nossa grande árvore.
CONFORME WIKIPEDIA, a enciclopédia aberta da grande rede:
Os bascos são um grupo étnico que habita partes do norte da Espanha e do sudoeste da França. Os bascos, sendo nativos de Navarra, são predominantemente encontrados na região conhecida como País Basco, consistindo de quatro províncias na Espanha e três na França, localizadas em volta da borda ocidental dos Pirineus na região costeira do Golfo de Biscaia.
Os bascos são conhecidos nas línguas locais como:
euskaldunak ("falantes de basco") ou euskotarrak ("etnicamente povo basco") em basco.
vascos em castelhano (ou pelo termo antigo vascongados, que no sentido exato se aplica apenas àqueles bascos que vivem nas províncias do País Basco).
basques em francês.
bascos em gascão.
Mais informações no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Povo_basco
As expressões do título significam:Olá!...Boa tarde!. Muito obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário