Pesquise nome assunto

pesquise aqui nome ou assunto desejado.
Quem entra nessa de genealogia é preso pelos antepassados nos seus tempos e de lá não consegue mais sair!
Fazer pesquisas genealógicas e fazer uma viagem no tempo.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

A ARTE DAS MÃOS DE UM LEMES.

Jonas Lemes
Joaquim Jonas Mendes Lemes, nome artístico, Jonas Lemes, natural de Cambuquira – MG, nasceu em 08/09/1964. Artista plástico, autodidata, filho de João da Silva Lemes e Olga Mendes Lemes. Casado com Geice Cristiane Saturnino Lemes com quem tem uma filha, Cristiane Saturnino Mendes Lemes. Atualmente reside em São Lourenço - MG.

Iniciou suas atividades artísticas em 1990 e desde então recebeu mais de vinte premiações em Salões de Arte pelo País. É artista catalogado no Dicionário de Artes Júlio Louzada – volumes VIII, IX, X, XI, XII e XIII.

Teve início na pintura acadêmica e faz da arte uma busca incessante aos detalhes que a configuram. Depois de conquistar várias premiações nesta modalidade, começou a definir um estilo inédito. A originalidade e apuro técnico alcançados nesta nova fase são as marcas deste artista autodidata que sempre investe em seus dons.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

GENEALOGIA LEMNIANA - a obra.

O livro "GENEALOGIA LEMNIANA" é um livro especializado em genealogia
Principalmente relativo às famílias: LEM - Leme(s) - LEMS - LEMSON(m)

Mas ele também contém bastante informações sobre famílias relacionadas a esses sobrenomes, como: LEMME - LEMMEN - LEMMENS.

Os autores deste livro são Ruud J. Lem e Wil F. Th. Lem, ambos da Holanda. Ruud nasceu no final de 1938 em Nijmegen, e é um engenheiro, mas tem estado em negócios até que aposentou em 1978. Ele é casado com Louisa e eles têm duas filhas, agora casadas e com suas próprias família. Ruud e sua família se mudaram para New Forest, Inglaterra. Eles amam a beleza da floresta nos arredores e velejam no Solent.

Seu primo Wil nasceu em 1945 em Maastricht e é um engenheiro químico. Ele casou-se duas vezes e está agora casado com Hennie e eles têm 4 filhos. Quando em 1980 ambos os primos se encontraram pela primeira vez, eles tiveram imediatamente um interesse mútuo em genealogia e história da família da qual este LEM – LEME c.s. é tão rica. Eles se tornaram muito ativos em encontrar respostas às suas perguntas relativas à origem da família e vínculos entre eles. Um bom ponto de partida foi o arquivo que o pai do Ruud lhe deixou, sendo ele também interessado nesse assunto, já em 1934. Igualmente interessado estava o Rev. Padre Leo LEM de Bruges em Flandres (que passou sua vida de trabalho no Brasil!), e ambos os arquivos foram de uma ajuda tremenda na pesquisa. Várias outras publicações locais ajudaram também, vindas da Noruega, Alemanha e dos EUA.

Em 1993 eles publicaram o livro com o título de "Genealogia Lemniana", já que ele sugere que mais de uma família está incluída. Realmente, para as pessoas com os nomes mencionados acima, este livro é uma "Mina de Ouro" em detalhes e sugestões.

O livro consiste de duas partes: um tomo de texto com 472 páginas em tamanho A4 com bastante fotografias e desenhos e uma parte 2, tendo 22 Árvores Genealógicas grandes e outras muito grandes.

A pesquisa foi feita nos arquivos locais e centrais em quase todos os países onde a ocorrência do nome foi achada, mas acima de tudo nos arquivos do IGI, o Índice Genealógico Internacional, serviço prestado pela Igreja de Jesus Cristo de Santos dos Últimos Dias, popularmente chamada A Igreja Mórmon de Salt Lake, Utah nos EUA.

Nenhum historiador de família pode se igualar a essa instituição e dificilmente possa se achar melhor fonte de informações genealógicas em qualquer outro lugar!

Estes pesquisadores da família LEM (e famílias relacionadas) tiveram a boa sorte de conseguir a ajuda de uma arquivista da Cidade de Salt Lake com sangue dos Lems em suas veias e são muito gratos a ela, e acima de tudo por aquele grande tesouro de história da família, chamado IGI.

Publicar o livro "Genealogia Lemniana" foi só o início e mais trabalho tem que ser feito. Ambos os autores estão constantemente fazendo mais pesquisas e estão tentando chegar a uma árvore genealógica mais completa. Várias outras publicações pequenas foram feitas, mas tentar conseguir o retrato global da família LEM c.s. pode levar mais tempo, e, portanto toda ajuda é bem-vinda!

Ruud J. Lem (Out. 2007)

Para voltar à página principal clique aqui

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Não há como negar o parentesco.

Dr. Luiz Gonzaga da Silva Leme
Embora nascidos em lugares distantes e em épocas diferente, esses dois “Leme(s)” , se colocados lado a lado, poderiam ser identificados como “irmãos”.
Um foi o grande genealogista de fama mundial : Dr. Luiz Gonzaga da Silva Leme, natural de Bragança Paulista, (1852-1919) e autor da obra “Genealogia Paulistana”, obra onde a maioria dos pesquisadores brasileiros e estrangeiros buscam dados para as suas árvores de família.

O outro é José Evandro da Silva Lemes (foto abaixo) que nasceu em Cambuquira, irmão do vereador Manoel da Silva Lemes e da Professora Luzia Pedular da Silva Lemes.

Veja um resumo da árvore do segundo:

Iniciando por
José da Silva Leme (filho de Guilherme da Cunha Gago e Mécia da Veiga Leme) temos o filho:

Vicente da Silva Leme e Escolástica Joaquina do Monte Cassino, ou da Ribeira (filha de Tomé Martins Ribeiro e de Mari Inácia de Lima).

Vicente e Escolástica tiveram vários filhos, entre eles:

Antônio Joaquim da Silva Lemes, Tomé da Silva Lemes e José Vicente da Silva Lemes.

José Evandro e irmãos descendem desses três irmãos e filhos de Vicente e Escolástica.

1) José Vicente da Silva Lemes casou-se com Alexandrina de Jesus; Antonio Joaquim da Silva Lemes casou-se com Feliciana Maria de Jesus; Tomé da Silva Lemes casou-se com Cândida Maria de Jesus.
2) Os filhos de José Vicente: Antonio Germano da Silva Lemes e Amâncio da Silva Lemes, o primeiro se casou com Gertrudes Rosa de Lima., o segundo com Maria Rita das Dores, filha de Antonio Joaquim da Silva Lemes (pai do Cap.Cláudio Amâncio da Silva Lemes); O filho de Tomé: Cândido da Silva Lemes se casou com Maria Inácia de Lima;
3) O filho de Antonio Germano da Silva Lemes chamado Antonio Germano Filho se casou com Maria José de Jesus, filha de Cândido da Silva Lemes e Maria Inácia de Lima; Joaqum da Silva Lemes se casou com Alzira da Silva Lemes, filha de Antonio Germano Filho e Maria José de Jesus;
4) A filha de Antonio Germano, Alzira como já foi dito, casou-se com Joaquim da Silva Lemes e tiveram vários filhos, entre eles:
5) Benedito da Silva Lemes casado com Geralda Pedular da Silva Lemes, pais de: Manoel, Luzia, José Evandro..........

Nesta foto temos Manoel da Silva Lemes, atual presidente da Câmara Municipal de Cambuquira, onde ele exerce por mais de uma vez a sua função política de vereador da sua cidade natal.

Quem sou eu

Minha foto
Servidor Público, Bel em Direito, gosto de genealogia.