Pesquise nome assunto

pesquise aqui nome ou assunto desejado.
Quem entra nessa de genealogia é preso pelos antepassados nos seus tempos e de lá não consegue mais sair!
Fazer pesquisas genealógicas e fazer uma viagem no tempo.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

CARLÃO LEMES PEREIRA

A foto ao lado, tirada em 1983 quando PC ainda era coisa de ficção científica e os computadores mais próximos de nós eram os enormes “main-frames” da IBM, é de Carlos Alberto Lemes Pereira, ou como ele mesmo se denomina “Carlão”, um parente que nos descobriu graças ao milagre da internet.
Carlão nasceu em S.Gonçalo do Sapucaí e é descendente dos Lemes que provavelmente foram para aquelas bandas depois do falecimento de Antônio Joaquim da Silva Lemes, o seu ancestral comum com muitos cambuquirenses.
Nosso parente, hoje residente em Campinas, é jornalista, e atual editor de Cidades, além de cronista no Diário do Povo.
Através de um e-mail enviado ao blog, acabamos por conhecer um pouco da sua vida.
Já atuou como repórter especial do mesmo Diário do Povo e no Correio Popular, periódicos campineiros.
Formado pela PUC-Campinas, iniciou sua carreira em Jundiaí no Jornal da Cidade. Foi também correspondente de “O Globo” e do extinto Diário Popular(hoje, Diário de S.Paulo).
Trabalhou também como redador do Jornal da Unicamp e da revista Brasil Agrícola.
Nosso parente, para não negar sua origens mineiras e rurais, também escreveu livros voltados para pequenos produtores (Ed.Ícone) e participação na obra “Filhos da Pauta”, uma coletânea de textos jornalísticos. Além desse currriculum enorme, “Carlão” ainda é detentor do título “Jornalista Amigo da Criança”, conferido pela Unicef, além de ter sido premiado pela Fundação Feac.
Apaixonado por cães, ao conhecer a história de Fiúsa, dos seus parentes da Fazenda dos Lobos, disse que talvez adote um cão para dar o mesmo nome, acrescentando mais um exemplar desses melhores amigos do homem à sua matilha(Joey, Selena,Dylan, Pagu, Anita e Frida...ufa!..).


Pai de Estevão(foto ao lado) que é um apaixonado por música como alguns outros da família com Vinicius Mira Lemes e os primos de Aparecida, meu pai Sebastião S.Lemes e outros, confirma a tese de que a música está no sangue, ou no DNA, como já comentei no blog.

Para nós, só resta dizer: bom retorno ao clã!...

Abaixo um resumo da sua árvore:


Sua mãe, Leonina Lemes Pereira (casada com José Alberto Pereira, já falecido) nasceu em Cambuquira, filha de José Ambrósio Carvalho Lemes e Augusta, sendo ele filho de Manuel Inácio da Silva Lemes e de Tarcilia de Carvalho, sendo Manuel Inácio, filho de Manuel Antônio da Silva Lemes e de sua segunda esposa Maria Luiza da Silva Lemes, ele filho de Antônio Joaquim da Silva Lemes e de Feliciana Maria de Jesus (Borges da Costa) e ela filha de José Vicente da Silva Lemes e de Alexandrina Maria de Jesus (Borges da Costa) , os dois avós paternos são filhos de Vicente da Silva Leme e de Escolástica Joaquina do Monte Cassino ( Martins Ribeiro) e as duas avós maternas, filhas de Manuel Borges da Costa e de Ana Francisca de Jesus ( Garcia/da Fonseca ou d’Affonseca) – seguindo a linha genética Ana Francisca foi filha de Francisca Tereza de Jesus (Garcia) filha de Diogo Garcia da Cruz e de Júlia Maria da Caridade ( uma das três ilhoas de José Guimarães) e Vicente da Silva Leme fora filho de José da Silva Leme e Rosa Maria Goulart (ou Gularte) antigos proprietários da Fazenda Bela Vista, hoje área urbana da cidade de Cambuquira-mg.... o resto está no blog.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou bisneta de Antônio dos Reis Silva Lemme.Gostaria de saber mais sobre a ligação que a família tem com o Estado de São Paulo, pois esse sobrenome é numeroso por aqui.
Gisele Reis

silva lemes disse...

Gisele,
Dê um passeio pelo blog, leia o tópico Os Lemes, acessando o link abaixo deste, que terá com centeza a resposta.
Os Lemes são todos parentes, uma derivação de Lem,lems e Leme.
Mande mais dados para
Gilberto.lems(a)gmail.com.

Quem sou eu

Minha foto
Servidor Público, Bel em Direito, gosto de genealogia.