Pesquise nome assunto

pesquise aqui nome ou assunto desejado.
Quem entra nessa de genealogia é preso pelos antepassados nos seus tempos e de lá não consegue mais sair!
Fazer pesquisas genealógicas e fazer uma viagem no tempo.

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Familia Silva Lemes

Os Silva Lemes de Cambuquira,Campanha e cidades vizinhas, descendem na sua maioria de "Furriel" José da Silva Leme, paulista de Mogi das Cruzes, Estado de São Paulo, conforme narra Dr.José Guimarães,também seu descendente, autor da obra As Três Ilhoas.
Falando da origem do nome Lemes, chegamos até a cidade de Bruges na Bélgica, onde ainda hoje existem os seus parentes mais remotos, os Lems. A familia se formou, originária de Martim Lems, rico comerciante belga que se mudara para Portugal onde em união com uma portuguesa começou a linhagem dos Leme. O "s" acrescentado ao sobrenome Leme se deve, conforme estudiosos a mesma consoante existente no nome original, ou talvez a mania do povo falar no plural quando se referia aos descendentes do flamengo. Essa origem é citada na obra de Luiz Gonzaga da Silva Leme, "Genealogia Paulistana" que igualmente a outro membro da família, Pedro Taques(Pedro Taques de Almeida Leme), se dedicou ao estudo da origem de várias famílias que povoaram São Paulo, e consequentemente o Sul de Minas e outros Estados do Brasil.
Conforme Luiz Gonzaga, em sua obra do começo do Século XX, pertencem à mesma família o Bandeirante Fernão Dias Paes, que deveria assinar Leme, mas por algum motivo não tinha o sobrenome da família em seu nome, mesmo sendo filho de um Paes Leme. Os Leme estão presente na origem de muitas outras famílias existentes no interior paulista e sul mineiro, tal como os Prados(também tratados na mesma obra do Dr. Luiz Gonzaga).

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Servidor Público, Bel em Direito, gosto de genealogia.