Pesquise nome assunto

pesquise aqui nome ou assunto desejado.
Quem entra nessa de genealogia é preso pelos antepassados nos seus tempos e de lá não consegue mais sair!
Fazer pesquisas genealógicas e fazer uma viagem no tempo.

quarta-feira, 21 de março de 2007

APELIDOS QUE VIRARAM SOBRENOMES.


Armindo Costa (neto de Amâncio da Silva Lemes e Ana Francisca de Jesus[Lemes])

Foi costume entre algumas famílias durante algum tempo de “apelidar” os subgrupos do seu mesmo tronco com um nome referência, na maior parte das vezes oriundos dos patriarcas. Assim, podemos explicar o nascimento de alguns grupos no meio de uma árvore genealógica como se fosse uma nova família. Nos “Silva Lemes” também aconteceu isso. Com essa sistemática foram criadas alguns sobrenomes que se perpetuaram nos seus descendentes. Entre eles podemos destacar os “Germanos”, descendentes de Antônio Germano da Silva Lemes, os “Reis”, descendentes de Antônio dos Reis da Silva Lemes, os “Clementino” entre outros grupos menores. Por outro lado, alguns desses apelidos não pegaram e se conservaram, até prova em contrário, como meros apelidos e não como sobrenomes. É o caso dos “Amâncio”, Silva Lemes (ou Lemes) descendente de Amâncio da Silva Lemes, irmão de Antônio Germano da Silva Lemes, ou os “Lifonsos”, descendentes de Ildefonso da Silva Lemes (Sr. Lifonso).

OS AMÂNCIOS.

O primeiro filho de Alexandrina Maria de Jesus (Borges da Costa) e José Vicente da Silva Lemes se chamou “AMÂNCIO DA SILVA LEMES”. E, dele descendem, oriundos de dois casamentos, os 13 (treze) filhos que são a base dos “Silva Lemes conhecidos como Amâncios” dentro do tronco maior da nossa grande família.

Amâncio se casou como era de costume, com uma parente chamada Ana Francisca de Jesus (filha de Antônio Joaquim da Silva Lemes e Feliciana Maria de Jesus – Borges da Costa), irmã do Capitão Cláudio*.

O que explicaria mais tarde a razão da escolha de um Amâncio como tutor de sua filha Efigênia, com o falecimento daquele nobre Silva Lemes.

Dessa união nasceu a única filha do casal: ANA RITA que veio se casar com Manuel Rodrigues Costa, tendo uma prole de 8 (oito) filhos todos com sobrenome “Costa”, entre eles o maior fotógrafo cambuquirense ARMINDO COSTA, responsável pelos registros fotográficos mais importantes que temos da cidade e das famílias de nossa cidade.
Esse fotógrafo se casou com uma parenta sua NOÊMIA DA SILVA LEMES (filha de Honório da Silva Lemes [filho de José Vicente e Alexandrina] e Isabel da Silva Lemes [filha de Antônio Joaquim da Silva Lemes e Feliciana Maria de Jesus – portanto irmã do Capitão Cláudio]).
Dessa outra união nasceram as filhas: Jandira Lemes Costa, Wanda Lemes Costa e Irmã Lemes Costa que depois de casada passou a se chamar Irmã Costa Alencar, professora de francês no Colégio Estadual Clóvis Salgado, já falecida.
Como se pode ver, nenhum dos netos de Amâncio da Silva Lemes desse primeiro casamento carregou o apelido “Amâncio”.

Viúvo, em 1879, Amâncio da Silva Lemes casa-se com MARIA RITA DAS DORES, irmã da sua falecida esposa Ana Rita, tendo uma prole de 12 filhos, a saber:

1 - Amâncio da Silva Lemes Júnior que se casou com Dalila Figueiredo e não teve sucessão;

2- Leopoldo Ludovico Lemes (1º Tenente Leopoldo), que se casou com Augusta da Silva Lemes, irmã de Noêmia descrita acima (esposa de Armindo Costa), com ampla sucessão, inclusive um filho natural;

3 - Mariana da Silva Lemes que se casou com José Leopoldo dos Reis, com sucessão ainda não levantada;  
* José Leopoldo dos Reis, pai de Aarão Lemes Reis e outros. Este Aarão c/Sebastiana de Oliveira, pais de Aarão de Oliveira Reis que veio a se casar com Leda Manes Feix, pais de Fernando e Samantha.

4- Henriqueta da Silva Lemes que se casou com o cunhado acima (viúvo), também com sucessão ainda não levantada;

5 - José Evandro Lemes (que parece ter recebido o apelido de “Juca Amâncio”) – se casou com Maria da Silva Lemes (filha de Antônio José Lemes da Silva e Maria do Carmo de Souza) com sucessão;

* Deste Amâncio (Silva Lemes) descendem Geraldina Lemes que veio se casar com Benedito Germano Lemes, (com sucessão de apenas uma filha: Arlete Lemes Germano), Geralda casada com João Urias da Silva Lemes (pais de Gilberto Paulo Lemes e Roberto Lemes) e outros...

6 – Manuel Amâncio da Silva Lemes (Manoelico Amâncio) que se casou com Mariana Reis (filha de Antônio dos Reis da Silva Lemes e de sua primeira esposa Marfisa da Silva Lemes) com ampla sucessão ainda não identificada.

Mariana Reis e Manoelico Amâncio foram os tutores de Efigênia de Azevedo conforme determinado em testamento deixado pelo Capitão Cláudio Amâncio da Silva Lemes. Por coisas do destino, Efigênia, a filha natural do capitão, veio se casar com o sobrinho de Mariana, o filho de Cândida da Silva Lemes e Ildefonso da Silva Lemes, recebendo o sobrenome “Lemes” que não herdara do pai que não revelava publicamente sua paternidade, mas conhecida no seio da família.

7 – Joaquim da Silva Lemes, que em 1920 casou-se com sua parenta Alzira da Silva Lemes (filha de Antônio Germano filho e Maria José de Jesus) de quem descende a professora Luzia Pedular da Silva Lemes, o vereador Manoel da Silva Lemes entre outros (trataremos mais tarde).

8 – Benvinda da Silva Lemes casada com Tomaz Figueiredo, com sucessão e residente em Lorena, Estado de S. Paulo.

9 – Astolfo da Silva Lemes, casado com Ordália... com sucessão( ainda não levantada)

10 – Hercília (falecida solteira)., Foto enviada pelo seu sobrinho neto Aarão de Oliveira Reis.

13 – Augusto Amâncio da Silva Lemes, que se casou com Nazareth... (com sucessão ainda não levantada).

Pelo exposto acima, podemos afirmar que aconteceram várias uniões entre os “Amâncio” e os “Germanos” (descendentes de José Vicente da Silva Lemes e Alexandrina Maria de Jesus) com descendentes de Antônio Joaquim da Silva Lemes, irmão de José Vicente (ambos os filhos de Vicente) da Silva Leme e Escolástica Joaquina do Monte Cassino, formando um laço fechado de casamentos consangüíneos (primo com primos, cunhada com viúvo, tio com sobrinha, etc.), algo muito freqüente nos tempos passados por questões patrimoniais.

E, a história continua... (contribua com mais informações)

CLIQUE IR AO INÍCIO DO BLOG

CLIQUE IR P/PAGINA DA ESTÂNCIA
(preto e branco)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Servidor Público, Bel em Direito, gosto de genealogia.