Pesquise nome assunto

pesquise aqui nome ou assunto desejado.
Quem entra nessa de genealogia é preso pelos antepassados nos seus tempos e de lá não consegue mais sair!
Fazer pesquisas genealógicas e fazer uma viagem no tempo.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Um casal da história de Cambuquira

Este é o casal Antonio Bernardes da Fonseca e sua esposa Honória Lemes.(Conforme, nos informou uma parente sua). Por outro lado,  dizem que ele seria primo do Marechal Deodoro da Fonseca, ela, parente de Borba Gato.
Na minha opinião, acredito que ela tenha algum parentesco próximo com membros do Lemes da cidade de Cambuquira. Pois, no livro "As Três Ilhoas" de José (da Silva Lemes) Guimarães,há uma Honória da Silva Lemes c/c Cassiano Bernardes da Fonseca (Cassiano José da Costa) . Ela também aparece com um segundo nome Honória Amélia do Carmo, como era de costume na época as mulheres não receberem os sobrenomes dos pais, ou Honória Amélia da Silva.
Esse Cassiano era filho de outro Cassiano Bernardes da Costa, e tinha um irmão chamado Antônio Bernardes da Costa ou Bernardes da Fonseca, sendo o sobrenome Fonseca herdado de sua mãe, filha do Cap. João Pinto da Fonseca c/c Luiza Vitória de Mello.
Voltando mais atrás, Cassiano (pai) era filho de Joaquim Gonçalves da Fonseca, natural de Baependi-mg c/c Inácia Antônia do Nascimento, natural de Campanha... ; Joaquim, por sua vez, era filho de João Gonçalves da Fonseca, natural de S. João Del Rey c/c Thereza Gomes da Rocha, natural de Barbacena..; João, filho de Antônia da Graça c/c com Manuel Gonçalves da Fonseca (ou d!Affonseca) natural da Ilha do Fayal. Antônia da Graça seria uma das Três Ilhoas, com sua irmã Júlia Maria da Caridade de quem descende parte dos Silva Lemes de Cambuquira e Helena, de quem descendem outras famílias, inclusive os Junqueira e Arantes, nossos primos.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Servidor Público, Bel em Direito, gosto de genealogia.