terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Facebook, Orkut, Twitter... ache um parente ''perdido''
Comentários:
1) O "primo" Edison Veiga se esqueceu dos blogs. Através de nosso blog, descobri vários "primos"(parentes, relatives, etc) pelo mundo. Inclusive, descobri que a mania de genealogia parece acompanhar nosso clã "Lemes" há muitos anos, desde " Pedro Taques Leme", depois Luiz Gonzaga da Silva Leme, "José (Silva Lemes) Guimarães e mais um monte de pessoas pelo Globo, incluindo-se na lista o estudioso belga Ruud Lem que incentivado com o nosso trabalho deixou o medo de lado e voou para nossas terras para conhecer os parentes distantes de tempo e de terras.
Nota: Falei primo Edison Veiga, por que sou ta-ta-taraneto de Mécia da Veiga Leme, que até hoje não consegui localizar nessa grande busca das nossas origens.
Vol. 9 de Luiz Gonzaga (clique para ler)
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Brasileiros são mais europeus do que se imaginava
Rio - Os brasileiros são bem mais europeus do que africanos. Esqueça todas as análises já feitas com base em conceitos como raça e cor da pele. O primeiro grande estudo a medir a ancestralidade da população do país a partir de sua genética revela uma participação europeia muito maior do que se imaginava, preponderante em todo o território, inclusive nas regiões Norte e Nordeste. As conclusões estão na pesquisa coordenada pelo geneticista Sérgio Danilo Pena, da Universidade Federal de Minas Gerais, e publicada na revista científica "PLoS". Leia mais em O Globo Online (clique)
Comentários: "Isso, por si só, derrubaria a tese do método usado nas cotas"...
domingo, 13 de fevereiro de 2011
OS BORGES DA COSTA....
Em pesquisas descobri que Miguel Borges da Costa e o seu filho Bonifácio Borges da Costa são citados como "comerciantes" na obra "Comerciantes do Século XVIII"- Índ. de nomes pag.86 da citada obra, sem mais detalhes. Também numa citação na história de Três Corações, Manuel Borges da Costa, descendente destes, figura como proprietário de vários escravos. Também temos, já na obra as Três Ilhoas, que ele tinha uma propriedade que deduzimos ser o que hoje a zona rural do Palmital-Congonhal e adjacências.
O tesouro de Manuel Português:
Corre ainda, até hoje que um tal "Manuel Português" que achamos ser o mesmo teria deixado um baú cheio de ouro e moedas enterrado onde hoje é o Bairro Rural do Congonhal. Isso nos leva a crer que Manuel Borges da Costa deveria ser o mesmo e comerciante de escravos o que justifica a grande quantidade de negros naquela região e ainda o motivo do nome do local. Sendo assim, podemos considerar que os atuais negros da cidade, maioria descendentes daqueles escravos, descendem diretamente dos escravos de propriedade desses comerciante do Sec. XVIII.
Continue lendo na pasta "Os Borges da Costa" (página em construção) - Coopere com ela se você tem alguma informação, fotos ou histórias dessa Família. (clique no destaque para acessar.)
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)