Pesquise nome assunto

pesquise aqui nome ou assunto desejado.
Quem entra nessa de genealogia é preso pelos antepassados nos seus tempos e de lá não consegue mais sair!
Fazer pesquisas genealógicas e fazer uma viagem no tempo.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

OS BORGES DA COSTA....

Em pesquisas descobri que Miguel Borges da Costa e o seu filho Bonifácio Borges da Costa são citados como "comerciantes" na obra "Comerciantes do Século XVIII"- Índ. de nomes pag.86 da citada obra, sem mais detalhes. Também numa citação na história de Três Corações, Manuel Borges da Costa, descendente destes, figura como proprietário de vários escravos. Também temos, já na obra as Três Ilhoas, que ele tinha uma propriedade que deduzimos ser o que hoje a zona rural do Palmital-Congonhal e adjacências.

O tesouro de Manuel Português:

Corre ainda, até hoje que um tal "Manuel Português" que achamos ser o mesmo teria deixado um baú cheio de ouro e moedas enterrado onde hoje é o Bairro Rural do Congonhal. Isso nos leva a crer que Manuel Borges da Costa deveria ser o mesmo e comerciante de escravos o que justifica a grande quantidade de negros naquela região e ainda o motivo do nome do local. Sendo assim, podemos considerar que os atuais negros da cidade, maioria descendentes daqueles escravos, descendem diretamente dos escravos de propriedade desses comerciante do Sec. XVIII.

Continue lendo na pasta "Os Borges da Costa" (página em construção) - Coopere com ela se você tem alguma informação, fotos ou histórias dessa Família. (clique no destaque para acessar.)

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Servidor Público, Bel em Direito, gosto de genealogia.