Pesquise nome assunto

pesquise aqui nome ou assunto desejado.
Quem entra nessa de genealogia é preso pelos antepassados nos seus tempos e de lá não consegue mais sair!
Fazer pesquisas genealógicas e fazer uma viagem no tempo.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Avó Cecília de Colona dos Lemes

Mais uma história ligada aos ascendentes de Catharina de Barros, uma das nossas avós mais remotas da linha genealógica dos Lemes, está ligado a uma das mais importantes famílias da idade média da Itália,a “Famiglia Sciarra-Colonna”.
Os Colonna, tidos como descendentes de “Júlio César”, um dos mais famosos imperadores da Roma antiga, através do senador “Gaius Marius”, se evolveram numa contenda contra o Papa Bonifácio VIII que pertencia a uma outra “famiglia” rival dos “Sciarra Colonna”.

A moça da foto é Brooke Shields, também descendente dos Colonna.
Brasão dos Colonna

O fato

Foi na localidade italiana de Anagni, ano de 1303 que Sciarra- Colonna,Giacomo(ou Jacobo)Sciarra, aliado de Felipe, o Belo da França, quase matou o papa que costumava descansar na colônia de Férias do Vaticano naquele lugarejo. Por causa disso, o sumo sacerdote da Igreja resolveu excomunga-los. Mas, uma morte súbita o impediu de concretizar a sua vontade. Fato, esse que o papa seguinte tentou promover, mas por apelo do rei francês, perdoou o Rei, o que não se confirma com relação ao nosso antigo parente.
Os Colonna já tinham gerado papas, e uma história conturbada de envolvimento entre um sacerdote de 45 anos e uma jovem, cujo filho seria mais tarde um papa, conforme nota abaixo.

Veja parte da árvore:

Pietro Sciarra-Colonna (ou Pietro della Colonna, ou ainda Pedro Colona) que teve um filho chamado Diogo Colona, que por sua vez teve um filha Cecília Giulia Sciarra-Colonna.
Essa é a ligação com os portugueses, através de seu casamento com Rodrigues Annes de Sá, embaixador em Roma junto o papa Gregório XI (que provavelmente, também tinha alguma ligação genética com os Sciarra Colonna).

Cecília Colona e Rodrigo Annes de Sá foram os pais de Constança Rodrigues de Almeida de Sá, esposa de João Gonçalves Zarco, nosso “parente”.

Lembre-se que Salvador Fernandes Zarco, o descobridor da América sob o nome de “Cristóvão Colombo” era neto desse casal Cecília e Rodrigo.
Historiadores e pesquisadores do assunto defendem que é daí que Salvador escolheu o seu pseudônimo “Colon”(nome usado pelos espanhóis), como um nome baseado em Colonna, sobrenome de sua avó italiana.


Lembrando...

Catharina de Barros foi filha de um “Zarco”, Pedro Gonçalves da Câmara* (também conhecido como “da Clara”) e de Izabel de Barros descendia de Pedro Gonçalves da Câmara (ou das Claras) com Joana de Eça (Camareira mor da Rainha D. Catherina mulher del Rey Dom João III.),filha de João Fogaça e Maria de Eça; João filho de Diogo Fogaça e Izabel de Brito; Pedro Filho de João Gonçalves da Câmara e de Mércia (ou Maria ) de Noronha,João, filho de João Gonçalves Zarco (Primeiro Capitão de Funchal) e de de Constança Rodrigues Almeida (de Sá), filha de Cecília de Collona (Cecília Giulia Sciarra-Colonna).


------------------------------------------------------------------

Giacomo Sciarra COLONA

http://www.geocities.com/elvraupp/pafg35.htm#950
Descendência dos príncipres e Marqueses de Colona ( Italia ) Como Jacobo o Jacopo Colonna

Los Sciarra Colonna: http://genealogy.euweb.cz/italy/colonna5.html#U

http://www.interativa.org/annes/annes5.htm
Ver p.129 do Armorial Lusitano: Rodrigo Anes de Sá e Mécia Rodrigues de Avelar. Pais de Payo Rodrigues de Sá e avós de João Afonso de Sá, que casado com Tereza Rodrigues de Berredo puzeram em seu filho o mesmo nome de seu bisavo paterno: Rodrigo ANES DE SÁ (bisneto) que veio a se casar com Cecilia Colonna, filha de Diogo Colonna, neta de Pedro Colonna e bisneta de Giacomo Sciarra-Colonna de ilustre familia romana

Segundo a legenda (Transcrição de "Herdeiros do Poder", de Francisco Antônio Doria, pg. 159, ver prancha dos SA.
Eram os Colonna descendentes de Gaius Marius e representantes da gen Julia e portanto aparentados a Julio Cesar . Mitologias, obviamente. Mesmo assim, temos a origem de um mito na ascendência dos Colonna: a papisa Joana. Este mito surgiu do dominio que duas mulheres da casa de Teofilacto, Teodora e sua filha exerceram sobre o papado e sobre Roma no século X . Marozia era filha de Teofilacto, principal senador de Roma e de sua mulher Teodora , amante do bispo Liutprand de Cremona, depois papa sob o nome de João X ( coroado em 914 e falecido em 929). Marozia nasceu em Roma em 891 , e com quinze anos tornou-se amante do papa Sérgio III (coroado em 904 e falecido em 911) , um homem de 45 anos seduzido pela belíssima adolecente. Dessa união nasceu um filho que sera o papa João XI , coroado aos vinte anos em 931. Nesse entrementes, Marozia casa-se aos 22 anos, com Alberic I , conde de Tusculum , e tem o filho ancestral dos Colonna, Alberic II , conde de Tusculum, marquês de Camerino e duque de Spoleto, alem de mais um filho papa, Otaviano, papa sob o nome de João XII, em 955. Em 986 , nonagenária, Marozia, que havia passado meio século prisioneira, no castelo de S.Angelo, foi executada por ordem do papa Gregório V.
Seguem-se Tolomeu I, conde de Tusculum , Gregório II (ou III, há dúvidas) , de quem foram filhos Tolomeo e Pietro dela Colonna, onde a "colonna" refere-se a coluna existente no castelo que pertencia a estes, em Palestrina.
Pietro dela Colonna viveu no fim do século XI e nos começos do século XI I, e é o tronco imediato desta família. Sciarra-Colonna, seu descendente, bisavô de Cecília Colonna, é quem quasi matou Bonifacio VIII em Anagni em 1303.

Nel 1303 Bonifacio VIII, in lotta con Filippo IV il Bello, poco prima di pronunciare la scomunica contro il re di Francia, fu imprigionato dai Francesi e dai partigiani guidati da Guglielmo di Nogaret e Giacomo Sciarra Colonna, ma fu successivamente liberato dai cittadini insorti. Leggendario lo schiaffo che Giacomo Sciarra Colonna avrebbe dato al papa e da cui prese nome l'episodio "schiaffo d'Anagni".

Fonte: http://www.martin.romano.org/ps05/ps05_243.htm

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Servidor Público, Bel em Direito, gosto de genealogia.