Pesquise nome assunto

pesquise aqui nome ou assunto desejado.
Quem entra nessa de genealogia é preso pelos antepassados nos seus tempos e de lá não consegue mais sair!
Fazer pesquisas genealógicas e fazer uma viagem no tempo.

domingo, 21 de outubro de 2007

Um pouco da nobreza de Catharina de Barros (esposa de Antônio Leme)

Conforme trabalho do genealogista paraguaio Martin Romano, publicado em sua página na internet aberta, nossa “avó” CATHARINA DE BARROS, esposa de Antônio Leme, descendente dos Lems de Bruges, hoje Bélgica, suas raízes se estendiam até às mais importantes casas reais da Europa, além de descender de figuras proeminentes de Portugal e Espanha, como já vimos no caso do judeu João Gonçalves Zarco.

Afonso XI de Castela
Na sua linha genealógica, que também é a nossa ascendência mais remota, vemos que descendia dos Reis de Castela, Aragão, Barcelona, galícia e Paises Bascos,, como também dos Reis da Itália e por eles aos reis da Alemanha e França, além de outras ligações com Constantinopla e uma ligação contestada com príncipes mouros que dominaram a península Ibérica por 700 anos. Alguns dos ascendentes viveram antes dos primeiro milhênio D.C.

Veja abaixo um resumo de alguns dos diversos ascendentes de Catharina de Barros:

Ela como filha de um “Zarco”, Pedro Gonçalves da Câmara* (também conhecido como “da Clara”) e de Izabel de Barros descendia de Pedro Gonçalves da Câmara (ou das Claras) com Joana de Eça (Camareira mor da Rainha D. Catherina mulher del Rey Dom João III.),filha de João Fogaça e Maria de Eça; João filho de Diogo Fogaça e Izabel de Brito; Pedro Filho de João Gonçalves da Câmara e de Mércia (ou Maria ) de Noronha,João, filho de João Gonçalves Zarco (Primeiro Capitão de Funchal) e de Constança Rodrigues de Almeida (de Sá) (1) Sendo pelo lado de uma da sua Mércia (ou Maria de Noronha, descendia de Dom João Henriques com Beatriz de Mirabel, sendo Dom João Henriques, filho de Diogo Henrique, conde de Gijon e de Maria de Gusmão;Diogo, filho de Henrique II, Rei de Castela e sua esposa Elvira Iñiguez;Henrique II, filho de D.Afonso XI, Rei de Castela e Leonor Nunez Guman;Afonso, filho de Fernando IV, Rei de Castela e Constança Infanta de Portugal;Fernando, filho de Sancho IV, Rei de Castela e D. Maria Molina, senhora de Molina e Mesa;Sancho, filho de Afonso X, rei de Castela e Volante Infanta de Aragão;

Sancho IV

Afonso, filho de Fernando III, rei de Leão e de Castela;Fernando, filho de Afonso IX, Rei de Leão e Castela com Berengària Infanta de Castela;Afonso, filho de Fernando II, Rei de Leão com Dorna Urraca Infanta de Portugal;Fernando II filho de Afonso VII, imperador de Castela com Berengaria de Barcelona;Afonso, filho de Raimundo conde Borgonha e Urraca, Rainha de Castela;Raimundo, filho de Guilherme I, Palatino de Borgonha com Estefânia de Longwy;Guilherme filho de Reinaldo I, conde Palatino de Borgonha com Adelaide da Normandia;Reinaldo filho de Oton Guilherme de Borgonha, Conde de Macon e Nevers com Ementrude de Roucy;Oton; filho de Berenguer II rei da Itgalia e Willa de avignon;Berenguer, filho de Adalberto Magrave de Iuria com Gisal e Frioul;Adalberdo filho de Ancar I de Margave de Ivrea,;Ancar filho de Amadeu, conde de Langres com Maria Montferrato.
...................................................................................................................................................
(1) Constança Rodrigues de Sá, filha de Rodrigo Anes de Sá (Lopes de Sequeira)(2) com Cecília de Colona; sendo Cécilia filha do italiano Diogo de Colona, filho de Pedro de Colona, filho de Giacomo de Colona ;
(2) Rodrigo Anes de Sá, filho de João Affonso de Sá com Tereza Rodrigues Berredo; João filho de Payo Rodrigues de Sá, filho de Rodrigo Anes de Sá com Mécia Rodrigues de Avelar.
D.Diniz Rei de Portugal.
(3) D. Maria de Eça era filha de D.Garcia da Eça, alcaide-mor de Muge, filho de Fernando de Portugal, Senhor de Eça, filho de Dom João Infante de Portugal, duque de Valencia de Campos com Dona Maria Teles de Menezes; Dom Pedro I Rei de Portugal com Dona Inês de Castro (já tratada neste blog) , filho de Dom Afonso IV Rei de Portugal, que mandou assassinar Inês de Castro, com Beatriz Infanta de Castela, Dom Dinis Rei de Portugal, Dom Afonso III Rei de Portugal com Beatriz de Castela........

Afonso III de portugal

Dom Afonso II Rei de Portugal com Urraca Infanta de Castela, Dom Sancho I Rei de Portugal com Dulce de Barcelona Infanta de Aragão, Dom Afonso Henriques Rei de Portugal com Mafalda Condessa de Sabóia, Henrique de Borgonha Conde de Portugal com Teresa de Castela Condessa de Portugal, Henrique Duque de Borgonha com Beatriz (?) de Barcelona , Roberto I o Velho Duque de Borgonha com Hélia de Semur,Roberto II o Piedoso Rei de França com Constança de Arles, Hugo I Capeto Rei de França com Adelaide de Poitou , Hugo o Grande Marquês de Neustria com Heduvige de Saxe, duque de França, Roberto I Rei dos Francos com Beatriz de Vermandois, Roberto o Forte Marquês da Neustria com Ema da Argóvia, Guido, o Jovem Conde de Maine com Oda (?),Roberto III Conde de Oberheingau e Wormsgau com Guialdrude (ou Waltrude) de Hornbach, Roberto II Conde de Oberheingau e Wormsgau com Teoderada, Turimbert de Oberheingau e Wormsgau, Roberto I Conde de Oberheingau Therouane com ....., Roberto Duque e Wormsgau com Guilesvinda de Worms, Guilesvinda de Worms com N de Paris, Roberto Mordomo da Neustria com Oda, Roberto Duque, Erleberto Nobre de Therouane., Roberto Mordomo do Palácio da Austrásia. Já Hedugiwes (Edwiges) de Saxe, constante nesta relação de ascendentes veio de Henrique I o Passarinheiro Rei dos Germanos com Matilde de Rheingelhein (Santa Matilde), Otão o Ilustre Duque de Saxe com Heduvige da Austrásia,. Santa Matilde veio de Teodorico Conde de Hamaland com Reinilda da Frísia.

Carlos Magno
(4)
Outra linha liga a Carlos Magno, imperador do ocidente que com Hildegarda de Vintschgau foi pai de Pepino I Rei de Itália casado com Berta de Toulouse tiveram Bernardo Rei de Itália, que casado com Cunigunda de Toulouse tiveram Pepino II Conde de Vermandois, pai de Herberto I Conde de Vermandois casado com Berta de Morvois, pais de Beatriz de Vermandois que se casou com Roberto I Rei dos Francos (já citado acima) pais de Hugo o Grande Marquês de Neustria, duque de França.



Henrique II da Inglaterra

Por outro lado Urraca, infanta de Castela era filha de Afonso VIII Rei de Castela com Leonor Princesa de Inglaterra (esta filha de Henrique II Rei de Inglaterra com Leonor da Aquitânia, ele filho de Godofredo V Plantagenet Conde de Anjou e Matilde Rainha de Inglaterra, ele filho de Fulco V Conde de Anjou com Eremburga Condessa de Maine, na seqüência: Fulco IV Conde de Anjou casada com Bertrade de Montfort, Godofredo Ferriol Conde de Gatinais casado com Ermengarda (Branca) de Anjou, Ermengarda era filha de Fulco III Conde de Anjou com Hildegarda de Metz; Godofredo I Conde de Anjou com Adelaide de Vermandois Senhora de Donzy, Fulco II o Bom Conde de Anjou e de Tours com Gerberga de Maine, Fulco I Visconde de Anjou e de Tours com Rosela de Loches, Ingelger Visconde de Tours e de Angers , Adelaide Senhora de Amboise, Tertúlio com Petronilha, e outros que ligam a monarquia armena, dinastia árabe da Espanha, etc...etc.... Ufa!!

Se você não acredita vá até o link abaixo:


Fonte: http://www.martin.romano.org e Genealogia da Casa Real Portuguesa (não

Um comentário:

Carlos Spartacus disse...

Bom dia!
Excelente blog, está me sendo muito útil pois temos muitos ascendentes em comum. Sou descendente também de Antônio Leme, casado com Catharina de barros.
Só tenho uma correção , pois no caminho para encontrar a linha até o rei henry II da inglaterra, não sai de Urraca a ligação, pois a mae desta é outra: Vem de:
"Queen Berengaria (House Anscarid), Queen Regnant Castile & Queen Consort (born Infanta of Castile)
-> que é filha de:
Queen Eleanor, Queen of Castile House of Plantagenet, Queen of Castile, born Princess of England
-> que é filha de :
King King Henry II House of Plantagenet, King of England"
Eu tenho site no myheritage...
Vc conseguiu chegar até o faraó? Se conseguiu, poderia me conseguir o gedcom? Pq daí eu importaria a parte que não tenho só, sou novo nessas pesquisas genealógicas, sou muito rigoroso com a checagem mas é fascinante.

Achei ligação também com vários reis franceses antes de Robert II, o Piedoso. Familia forte essa mesmo.. ah e tem uma página nos ligando aos reis visigodos, até o ano 300 mais ou menos: http://georgepohl.typepad.com/gernanic_teutonic_origins/2015/03/-visigothic-descent.html
Abraço!
Carlos.

Quem sou eu

Minha foto
Servidor Público, Bel em Direito, gosto de genealogia.