quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Nosso blog é destaque em Jornal de Campinas.
Dê um clique sobre a imagem e leia o que diz o nosso primo Carlos Lemes Pereira, jornalista residente em Campinas - SP.
Fonte: Agência Anhanguera. (Diário do Povo)
Reprodução do texto:
CARLOS LEMES PEREIRA
Da Agência Anhangüera
Um caso
de família
Navegava eu pela internet, atrás de alguns dados cartoriais, quando, por mero acaso, caí num blog de genealogia, mais precisamente sobre o lado materno da minha família. Acabei conectado com um primo, distante na linhagem e na geografia, mas muito próximo na doideira. Descobrimos que temos um quarto avô em comum. Está tudo lá no blog dele, um belo trabalho, equilibrado entre o rigor da pesquisa e a criatividade dos achados. Dois desses achados me impressionaram. Primeiro, a inclusão de um cãozinho, o Fiúza, mascote de um dos núcleos rurais do clã. Um totó tão especial, que mereceu seu lugar num site de genealogia humana. O segundo achado: na esteira das andanças da tribo mundo afora, eis que surgiram evidências de parentesco com a belíssima atriz Brooke Shields. Uêba! Impressionado que fiquei com os achados do blog, sonhei noite dessas. Era uma reunião com todos da família, vivos e mortos. Lá, fiquei sabendo que uma personalidade marcante da dinastia estaria louca pra me ver. Enquanto eu já antecipava os prazeres do sensacional incesto histórico, eis que recebo um beijaço molhado de ninguém menos que... Fiúza! Ô primo, será que dá pra você me agendar um papinho com o famigerado patriarca que organiza as festinhas da nossa família?
(19out2008)
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Os Nogueira Cattapreta.
Embora eu ainda não tenha descoberto o link que os liga aos Lemes, a matriarca acima Ana Francelina Nogueira, como outros tantos Nogueira, Nogueira da Gama e demais parentes residentes na região de Campanha-MG, descendem de Maria Leme do Prado e do Provedor Cel. Tomé Rodrigues Nogueira do Ó, de quem herdou o sobrenome.
Na foto acima D.Ana Francelina com o seu marido, Gustavo Cattapreta, filho de italianos de Siena, está com seus filhos e netos. Nem todos herdaram o sobrenome do pai, passando às gerações futuras apenas o sobrenome da mãe, herdado do velho português e fundador de Baependi-MG. Outros, perpetuaram o sobrenome italiano.
Para esclarecer, Maria Leme do Prado era irmã de Rosa Leme do Prado, avó de alguns dos Borges da Costa, cujas filhas se uniram aos filhos de José da Silva Leme e Rosa Maria Goulart, dando origem os "Silva Lemes" de Cambuquira, Campanha e cidades vizinhas.
Na foto acima, estão presentes os genros e netos, entre eles o neto João Gonçalves dos Reis,filho de Maria Nogueira e José Gonçalves dos Reis (o rapaz de terno pardo atrás do terceiro menino da direita para esquerda abaixo) casado depois Edwiges da Silva Lemes, neta do Cap.Cláudio Amâncio da Silva Lemes. Dessa família, também se uniu a Lemes, Elza Gonçalves dos Reis que se uniu a Rolando Lemes, filho de Benjamim Lemes (já citados nos trabalhos postados.)
CLIQUE AQUI PARA CONHECER OS PERSONAGENS.
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Igreja Matriz de N.S.do Monte Serrat (Baependi-mg)
Nesta igreja centenária, na cidade de Baependi-mg, foi batizado José da Silva Leme em 1737, onde provavelmente tenha se casado com Rosa Maria Goulart, dando origem a nossa Família Silva Lemes (Campanha, Cambuquira...) - Filho de Guillherme da Cunha Gago e de Mécia da Veiga Leme, ambos de Mogi das Cruzes, Estado de S.Paulo, residentes conforme citou José Guimarães( seu ilustre tri-neto) no local denominado na época como Palmital do Caxambu, hoje provavelmente parte da Estância Hidromineral de Caxambu.