Pesquise nome assunto

pesquise aqui nome ou assunto desejado.
Quem entra nessa de genealogia é preso pelos antepassados nos seus tempos e de lá não consegue mais sair!
Fazer pesquisas genealógicas e fazer uma viagem no tempo.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Igreja Matriz de N.S.do Monte Serrat (Baependi-mg)


Nesta igreja centenária, na cidade de Baependi-mg, foi batizado José da Silva Leme em 1737, onde provavelmente tenha se casado com Rosa Maria Goulart, dando origem a nossa Família Silva Lemes (Campanha, Cambuquira...) - Filho de Guillherme da Cunha Gago e de Mécia da Veiga Leme, ambos de Mogi das Cruzes, Estado de S.Paulo, residentes conforme citou José Guimarães( seu ilustre tri-neto) no local denominado na época como Palmital do Caxambu, hoje provavelmente parte da Estância Hidromineral de Caxambu.
Esta Igreja, conforme dados históricos, fora construída a mando de Tomé Rodrigues Nogueira do Ó (1715), Provedor dos Quintos do Registro da Mantiqueira, casado com Maria Leme do Prado, uma parente de José da Silva Leme (acima). Hipóteses nos levam a crer que D. Mécia da Veiga Leme também tinha algum parentesco próximo com a esposa do fundador dessa cidade e com os primeiros desbravadores daquelas terras: Antônio Delgado da Veiga e seu filho João da Veiga, auxiliados por Manoel Garcia (vindos de Taubaté-sp por volta dos anos de 1692).
Por outro lado, Tomé e Maria, acima citados são considerados os avós mais remotos de outros parentes nossos que hoje assinam "Nogueira" e "Nogueira da Gama". Uma cunhada do Provedor de nome Rosa Leme do Prado é uma das avós dos "Borges da Costa" que mais tarde se unem aos netos de José da Silva Leme, já em Campanha e Cambuquira, conforme poderá na árvore detalhada . (Se desejar vê-la, clique no destaque.)
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Servidor Público, Bel em Direito, gosto de genealogia.