Pesquise nome assunto

pesquise aqui nome ou assunto desejado.
Quem entra nessa de genealogia é preso pelos antepassados nos seus tempos e de lá não consegue mais sair!
Fazer pesquisas genealógicas e fazer uma viagem no tempo.

sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

BRUGES E WILLEM LEMS


BRUGES O COMEÇO DE TUDO COM WILHEM LEMS.


Hoje, em minhas pesquisas pela internet, consegui chegar até ao pai de MARTIM LEMS, o belga, considerado o patriarca de todos os LEME e LEMES de São Paulo e Minas Gerais, além de outras regiões.

Pelo demonstrado na árvore da FAMILIA PAIVA com laços em BAEPENDI, principal entrada da família na região, conforme demonstra nosso parente próximo JOSÉ GUIMARÃES, o pai de MARTIM LEMS, o belga foi WILHELM LEMS.

O MARTIM LEMS citado como o patriarca seria o filho de MARTIM LEMS filho de WILHELM, portando neto de WILLEM.

O primeiro MARTIM teria se casado com JOANA DE BARROS, dando origem a um tronco dos LEMS em Portugal já com o nome de LEME. (Tese não aceita por Ruud Lem)

Este segundo MARTIM LEMS, filho de MARTIM E JOANA, que teria se casado com LEONOR RODRIGUES, antes mostrado como “o patriarca” seria a ligação com a Ilha da Madeira – São Vicente-SP-São Paulo – Sul de Minas. (conforme Luiz Gonzaga da Silva Leme). Mas, nada impediria que os descendentes do primeiro Martim também viessem para o Brasil, o que deve acontecido. E, aqui se uniram aos primos, o que explicaria o tamanho do Clã LEME que ocupa um volume da coleção de Luiz Gonzaga.

Nossa família parece ser originária dos LEME, cujo “S” teria sido por uma questão de descuido do cartório ou da Igreja, já que na época o Batistério substituía a certidão de Nascimento.

Para que não se tenha dúvida sobre a origem, então devemos usar o primeiro registro da família na figura do avô do nosso MARTIM LEMS que teria se casado com Leonor.
O patriarca, sem erro então se chamava WILLEM LEMS.

WILLEM LEMS seria aquele holandês citado por muitos de nossa família que defendiam a sua descendência do povo dos países baixos.

CURIOSIDADES:

Marlene Lemes Costa nos contou que sua mãe tinha uma parenta que se casou com um pernambucano pertencente às famílias tradicionais daquele Estado, que por algum motivo histórico detestavam holandeses. Essa parenta nunca lhe contou a essa história de origem holandesa. E, quando as convidou para passar uns dias em Recife, orientou que ninguém falasse nesses laços de sangue com aqueles invasores que invadiram e dominaram aquela região do país
.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Servidor Público, Bel em Direito, gosto de genealogia.