Pesquise nome assunto

pesquise aqui nome ou assunto desejado.
Quem entra nessa de genealogia é preso pelos antepassados nos seus tempos e de lá não consegue mais sair!
Fazer pesquisas genealógicas e fazer uma viagem no tempo.

domingo, 10 de dezembro de 2006

CLAIRE VAN BEERNEM E MÉCIA DA VEIGA LEME



Pois é!Tudo começou em Bruges com uma delas. Assim pelo seu ventre a geração dos LEM ou LEMS belgas, sendo que um dos seus filhos por razões econômicas e talvez políticas teria ido para Portugal e lá se unido a uma cidadã lusitana, iniciando a linha da família LEM (ou LEMS) que teve o nome aportuguesado para LEME (ou LEMES).

Pouco se fala das mulheres em trabalhos de genealogia. Mas, se não fosse por elas... Nem é preciso falar. A mãe, embora participando com 30.000 genes dos 60.000 do ser humano, em pé de igualdade com o homem, transmite pelo DNA mitocondrial algumas características genéticas que só são passadas por pela mãe e não pelo DNA masculino.


Vamos começar pela Senhora CLAIRE VAN BEERNEM(de Bruges), esposa de Wilhelm Lem (OU WILHELM LEMS), mãe de Martim Lems de quem todos os LEME e LEMES descendem.

Na nossa história mais recente, outra mulher MÉCIA DA VEIGA LEME(Paulista) que seria a mãe de Furriel Jose da Silva Leme.
Depois veio ROSA MARIA GOULART teve um filho de nome Vicente da Silva Leme (LEME), esse o primeiro cambuquirense dos nossos LEMES.

Seguindo as mulheres, chegamos à ESCOLÁSTICA JOAQUINA RIBEIRA que se casando com esse Vicente da Silva Leme teriam vários filhos, dos quais descendem os diversos parentes nossos, onde pouco se tem de outras famílias no começo já que se casavam entre primos, tios com sobrinhas mais novas e até tias mais velhas com sobrinhos mais novos.
Destaco, para complementar as informações abaixo, os nomes de seus filhos: de José Vicente, Antônio Joaquim e do Alferes Tomé.

Duas mulheres, além de outras fazem um tronco interessante da família, ambas pertencentes à família BORGES, que já tivera alguma ligação anterior como originários de JULIA MARIA DA CARIDADE, uma portuguesa da Ilha da Madeira que é a cabeça de uma ampla descendência que envolve outras famílias, passando por BORGES CASSIMIROS, LEMES e outros.

Nota: Os Lemes de Cambuquira descendem de uma descendente dessa portuguesa através de duas senhoras da família Borges que são:

1) ALEXANDRINA MARIA DE JESUS que casada com José Vicente da Silva Lemes teria iniciado um ramo da família que tem os GERMANOS, que na realidade não têm esse nome como sobrenome, mas um nome repetido por gerações que veio parecer um “apelido de família”;

2) FELICIANA DE JESUS que provavelmente foi irmã de Alexandrina acima,(ambas da família Borges da Costa ou Borges da Fonseca).

(As mulheres quase nem sempre recebiam os sobrenomes dos pais ou das mães, o que tem dificultado as pesquisas).

3) ANA LUZIA DE BARROS que se casando com Amaro da Silva Lemes teria dado a origem de MARFISA DA SILVA LEMES que é a mãe de CÂNDIDA DA SILVA LEMES.

4) “CÂNDIDA DA SILVA LEMES casou-se com ILDEFONSO DA SILVA LEMES, iniciando o ramo que tem o apelido de ‘LIFONSO”.


5) BARBARA MARIA DE JESUS, que na união com Inácio Borges da Costa, teria tido uma menina de nome MARIA RITA DE JESUS;

6) MARIA RITA DE JESUS (que recebeu o apelido de RITA DO ALTO DA SILVA LEMES) teria se casado com Vicente Maciel da Silva Lemes, e dessa união teria tido entre vários filhos Antonio dos Reis da Silva Lemes, pais do Senhor Neto Reis e de Cândida, esposa de Ildefonso.


7) CANDIDA MARIA DE JESUS que casada com o Alferes TOME DA SILVA LEMES tiveram vários filhos, entre os quais Vicente Maciel citado no item anterior.


Não podíamos nos esquecer de D.EFIGÊNIA, filha do Capitão Cláudio com Justina de Azevedo, que soube usar as lições de vida aprendidas no Colégio Sion para enfrentar uma árdua vida quando seu esposo perdera os movimentos das pernas, e depois com o seu falecimento. Na foto ao lado, ela está devidamente trajada como deviam ficar todas as alunas do citado colégio na cidade de Campanha, privilégio de poucos que o seu pai lhe proporcionou.

E, história continua...

(com mais fatos e possíveis correções).


NOTA:As fotos acima são de Bruges(site turismo da bélgica) e Parque das Águas(Sylvio Britto)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Servidor Público, Bel em Direito, gosto de genealogia.