Pesquise nome assunto

pesquise aqui nome ou assunto desejado.
Quem entra nessa de genealogia é preso pelos antepassados nos seus tempos e de lá não consegue mais sair!
Fazer pesquisas genealógicas e fazer uma viagem no tempo.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

CULTO AOS ANTEPASSADOS.

Não se pode falar em culto aos antepassados mesmo que este porventura pudessem ter sido só pessoas de boas intenções. A história de cada família está cheia de conflitos, trapassas, intrigas e outras coisas ruins. Mas também existe registro de muitas coisas boas. Algumas falhas já foram perdoadas, outras nem o tempo é capaz de apagar devido a gravidade do fato acontecido. Procuraremos aqui contar, sem muitos detalhes para que o fato de revirar o passado não se torne um inconveniente para alguns, omitiremos alguns fatos ou os contaremos como uma fábula geral sem identificar os personagens reais. Assim, aqueles que já conhecem os detalhes ocultos pelo tempo poderão secredar, ou não, entre os seus. Para os demais sobra a curiosidade.

CRÍTICAS

Algumas críticas devem ser consideradas como análise pura dos personagens.
Em alguns textos publicados, fizemos análises baseada no que temos de informação sobre esse ou aquele indivíduo, suas virtudes, suas falhas e as conseqüências de algumas de suas ações e omissões, e o que isso pode ter sido, ou não, responsável pelos acontecimentos posteriores e sobre as nossas próprias vidas. Pois, é bom ter em mente que "o que somos ou o que não somos" é resultado do que eles foram ou não foram.
As opiniões contrárias podem e devem ser postadas para que se possa ter um perfil mais próximo do real daquelas vidas, sem se esquecer que foram frutos do sistema até então reinante nas suas comunidades.

NAQUELE TEMPO....

A vida acontecia sem muita previsão. Quase tudo tinha um motivo religioso. Se acontecia, ou não acontecia, é porque Deus queria. Tudo dependia da vontade suprema, mesmo que isso não fosse a sua atribuição. Não se pensava muito no futuro dos filhos, pois eles teriam o sucesso ou insucesso se assim estivesse escrito. Então, nessas comunidades não se dava muito valor ao estudo. Escola era para pessoas de mais posses, era um luxo. P’rá que estudar se a terra lhes dava quase tudo?
O patrimônio de muitos se deterioram com o tempo, pelas sucessivas partilhas ou pelas alienações aliados ao abandono da terra pelos mais novos.
Hoje os tempos mudaram. Poucos são os pais que não se preocupam com o futuro do patrimônio, com a vida futura dos filhos!...

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Servidor Público, Bel em Direito, gosto de genealogia.