Pesquise nome assunto

pesquise aqui nome ou assunto desejado.
Quem entra nessa de genealogia é preso pelos antepassados nos seus tempos e de lá não consegue mais sair!
Fazer pesquisas genealógicas e fazer uma viagem no tempo.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

Armindo Costa (Lemes),o fotógrafo de nossa história.


Este é ARMINDO RODRIGUES DA COSTA(ou simplesmente Armindo Costa, como ele deveria preferir, pois era assim que assinava as suas obras).

Esse é o cambuquirense que mais contribuiu para os registros de nossa história.Se você tem alguma foto da cidade, de algum parente antigo, pode ter certeza que foi tirada por ele.

Armindo Costa é um Silva Lemes, apesar de ter esse sobrenome. Era filho de ANA RITA DA SILVA LEMES ( filha de Amâncio da Silva Lemes, filho de Jose Vicente da Silva Lemes e neto de Vicente da Silva Leme, bisneto do "Furriel" José da Silva Leme com Rosa Maria Goulart) e MANOEL RODRIGUES COSTA (Vulgo Capitão Neco)que foi um dos primeiros fornecedores de água para nossa cidade.

Casou-se também com uma parente NOÊMIA DA SILVA LEMES(Filha do seu tio-avô Honório da Silva Lemes com a prima irmã Isabel da Silva Lemes). Deixou três filhas, uma das quais falecida recentemente e um neto. As filhas foram as professoras Jandira,Wanda Lemes Costa e Irma Costa Alencar(falecida recentemente). Residia no sobrado na subida da Rua M.Deodoro,que foi posto à venda por seu neto Renato Lemes Costa,hoje residindo no Paraná. Além das filhas citadas, Honório Lemes Costa, conforme nota abaixo.

Armindo era conhecido de todos os turistas que freqüentavam a cidade. E,por isso deve ter feito muitas amizades por esse Brasil inteiro, e talvez até no exterior.E, com certeza nos registros de suas famílias deve ter sempre fotos tiradas por esse nosso parente.

A Obra Memórias do Padre Antonio Ferreira S.J. está repleta de fotos tiradas por Armindo Costa. Por isso, o autor faz referência ao seu nome e de seu pai ao lado de outros personagens ilustres.

Infelizmente, a cidade,nosos conterrâneos e principalmente nossos políticos ainda não reconheceram o valor desse homem para a nossa história.
Para se ter uma idéia da validade de seu trabalho, basta dar uma olhadinha nas fotos "preto e branco" deste blog que você estará diante dos produtos da lentes do nosso fotógrafo do passado.

Parabens parente! Sua existência não foi em vão.






Este é Manoel Rodrigues Costa(Capitão Neco)














E-mail recente, enviado por “João Alfredo Alves Costa”, tomei conhecimento de que Armindo Costa, nosso parente e fotógrafo que nos deixou grande legado de imagens sobre a história de Cambuquira, teve outro filho, além dos citados acima. Trata-se de “Honório Lemes Costa”,  que nasceu entre Wanda e Irma.  Honório teria se mudado ainda jovem para Alfenas onde estou estudou vindo a se tornar professor universitário.( Cirurgião Dentista Buco Maxilo e foi professor universitario na atual UNIFAL ).  Lá, ele teria se casado com Maria Catarina Costa, deixando o casal apenas um filho, João Alfredo Alves Costa, que veio a se formar na mesma universidade onde o seu pai fora professor, na mesma área, na especialidade de “ortodontia” .
João Alfredo se casou com Zélia Maria Esteves Costa, pais de Tânia Esteves Costa, advogada e de Eugênio Esteves Costa, também como o avô é formado na mesma área e exerce em Rio Negro-PR a atividade de Cirurgião Dentista Buco Maxilo.

O Sr. João Alfredo nos esclareceu também um dúvida sobre a existência naquela cidade de um membro de nossa grande família, onde se tornou próspero comerciante (corretagem de café), o Sr. Amâncio Lemes e a existência de outro Astolfo Lemes. Amânico, mesmo casado com Benvinda Figueiredo, não deixou descendentes, adotando dois sobrinhos por parte da família, o mesmo acontecendo com o seu irmão Astolfo, casado com Ordália, sendo estes Helia Paiva e Gilberto Alves Madeira
Veja nota sobre Amâncio Lemes no link abaixo.
http://silvalemes.blogspot.com.br/2016/01/armazem-de-nosso-parente-amancio-lemes.html



Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Servidor Público, Bel em Direito, gosto de genealogia.