Pesquise nome assunto

pesquise aqui nome ou assunto desejado.
Quem entra nessa de genealogia é preso pelos antepassados nos seus tempos e de lá não consegue mais sair!
Fazer pesquisas genealógicas e fazer uma viagem no tempo.

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

SILVA LEMES E A ASCENDÊNCIA EM GUILHERME DA CUNHA GAGO


O nosso sobre nome “Silva Lemes” não é falso, pois herdamos de Jose da Silva Leme, filho de Mécia da Veiga LEME, descendente dos mesmos Lemes de São Paulo, e talvez parente próxima de Maria Leme do Prado, esposa do fundador de Baependi, Cel. Nogueira do Ó. Mas, pela descendência desse nosso avô “Silva Leme”, na realidade deveríamos assinar “CUNHA GAGO”.
A Família Cunha Gago desde o começo da colonização do Brasil esteve envolvida com as bandeiras de caça a índios e depois aos ouros da Capitania de Minas. O nome Cunha Gago está presente em algumas cidades do Vale do Paraíba, desde Mogi-das-Cruzes (SP) até Barra Mansa (RJ) e presente também na história de Baependi e Campanha, em nossa região.

Como surgiu esse sobrenome?

Do casamento de Henrique da Cunha com Felipa Gago, na Galícia, por isso a inversão do sobrenome ao estilo espanhol, nasceu Henrique da Cunha Gago e outros irmãos que vieram para o Brasil.
O nosso avô Manoel da Cunha Gago, pai de Guilherme da Cunha Gago, pelas pesquisas que fiz na obra Genealogia Paulistana (de Luz Gonzaga da Silva Leme) deve descender de Henrique da Cunha Gago, bisneto do primeiro Henrique da família, dedução feita pelas datas apresentadas.
Já a mãe de Guilherme foi Maria Bicuda, outra importante família paulista que junto com os ”Cunha Gagos” e os Leme participaram de bandeiras pelo Brasil.

Já Mécia da Veiga Leme, além de pertencer a clã dos Leme, nosso sobrenome original, tem alguma ligação com Bartolomeu Bueno da Veiga, bandeirante que passou pela região.

Os vínculos corretos dos nossos antepassados com os seus pais, avós e outros mais remotos têm sido difícil de levantar devido ao fato de que alguns dados foram perdidos pela ação do tempo. Mas, ainda tenho esperança de identificá-los.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Servidor Público, Bel em Direito, gosto de genealogia.