Dr. Luiz Gonzaga da Silva Leme, natural de Bragança Paulista, Bel. em Direito e Engenheiro (formado nos Estados Unidos) com o seu trabalho GENEALOGIA PAULISTANA, se tornou um dos mais conceituados estudiosos da genealogia mundial. Essa sua obra é usada por pesquisadores do mundo inteiro quando se fala de Brasil e Portugal. Parte de sua obra parece ter sido calcada em outro trabalho de um outro LEME, "Pedro Taques". Mas, a sua obra processou algumas correções. Mas, mesmo assim, como José Guimararães, outro LEME,desta vez parente próximo do administrador deste blog, também deixou algumas falhas que tentamos desvendar com os contatos com os "primos" de nossa cidade e de outros locais que puderem contribuir com alguma informação.
Um fato citado na internet em trabalho paralelo cita que alguns documentos da Igreja Matriz de Baependi teriam sofrido algum tipo de incêndio. Talvez seja esse o motivo que prejudica a pesquisa, principalmente do nosso Guilherme da Cunha Gago.
Analisando pelas datas citadas na obra do Dr. Luiz Gonzaga, citado acima, deduzi que o nosso avô e furriel JOSE DA SILVA LEME teria tido um irmão, por parte de pai com o nome de Guilherme, igual ao do seu pai Guilherme da Cunha Gago, que devido à idade avançada não viu o filho José crescer. José, por sua vez, aos 11 anos assistiu ao novo casamento de sua mãe com MANOEL MACHADO NETO em Palmital do Caxambu (Caxambu hoje) área rural de Baependi nos anos de 1748.
Esse Guilherme da Cunha Gago, antes de Mécia da Veiga Leme foi casado com uma mulher chamada de Brígida (Sobrinha de Aguiar, conforme citado na Genealogia Paulistana). Já o provavel irmão de José da Silva Lemes, também chamado Guilherme teria se casado com Rosa de Godoy em 1747 na cidade de Mogi-das-Cruzes-SP.
Bem. Essas são outras hipóteses e quem puder provar ou negar que o faça, mandando o seu recado pelos comentários ao pé da página.
FOTO Capitão Cláudio Amâncio da Silva Lemes, neto de Furriel da Silva Leme e Rosa Maria Goulart, bisneto de Guilherme da Cunha Gago e Mécia da Veiga Leme. (Cláudio, pai de D.Efigênia, genitora dos Lemes da Fazenda dos Lobos.)
HISTÓRIA:
Os sobrenomes Cunha e Gago vêm de "Cunha" de D.Fruela II(ano de 923), Rei de Leão, Astúrias e Galiza (Espanha), através de Henrique da Cunha e Felipa Gago. Daí em várais gerações que passaram por Portugal, Ilhas dos Açores, Madeira e Brasil.
No Brasil, os Cunha Gagos se destacaram pelo lado aventureiro que os levou a desbravar os sertões, começando pelo Vale do Paraíba, e Serra da Mantiqueira. E, ao lado dos Lemes se tornaram os maiores desbravadores das terras que hoje pertencem ao Brasil, graças à coragem desses homens.
quarta-feira, 10 de janeiro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2007
(44)
-
▼
janeiro
(12)
- Armindo Costa (Lemes),o fotógrafo de nossa história.
- PRIMEIRA CÂMARA MUNICIPAL TINHA UM SILVA LEMES
- Brasão dos Lemes
- SEBASTIÃO DA SILVA LEMES e o conjunto da época de...
- ORIGEM DOS LEMES – (recordando).
- As dificuldades para se levantar todas as origens.
- JOSE GUIMARÃES, um "Silva Lemes" de Verdade!...
- JOSE GUIMARÃES e a " obra póstuma."
- SILVA LEMES E A ASCENDÊNCIA EM GUILHERME DA CUNHA...
- SILVA LEMES e os GOULART (Gularte ou GOUILWARD)
- SILVA LEMES: "poucos têm o privilégio de ter um ár...
- SILVA LEMES E os “Borges da Costa” e outros mais...
-
▼
janeiro
(12)
Nenhum comentário:
Postar um comentário